quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Coisas Estranhas Também Acontecem em Israel

Eu não costumo compartilhar notícias de jornal, mas acho que essa vale pelo inusitado da sittuação.

Ontem, 07/08/13, repentinamente 41 maquinistas ficaram doentes e não foram trabalhar. A "estranha e súbita" doença praticamente paralisou o transporte ferroviário no país.

Israel não depende exclusivamente do trem, ao contrário os ônibus ainda fazem a maior parte do transporte de passageiros,  porém não é desprezível a quantidade de pessoas que conta com os trens para se locomover todos os dias.

Levantou-se todas as possibilidades para essa pouco usual falta coletiva ao trabalho, falaram até que poderia ser por causa de uma determinada partida de futebol que aconteceria ontem.

Mas ao que tudo indica é uma espécie de greve não autorizada ou não programada pelo sindicato. O que eles estão chamando de "greve italiana". Só em Israel e talvez na Itália que os caras fazem uma greve, mas fingem que é outra coisa. rsrs

De fato não é de hoje que eles reclamam das condições de trabalho proposta pela nova administração e do regime de trabalho ao qual estão sendo submetidos.

Para ler a notícia clique aqui ou na foto
 E bem, seja como for a justiça já determinou a volta deles ao trabalho hoje. Os que possuem atestado médico continuarão em casa de licença-médica, os demais deverão retornar ao trabalho hoje à tarde. Vamos ver!!!

*As duas notícias que eu compartilhei estão em hebraico porque não encontrei em inglês, se alguém achar essa notícia em algum outro idioma que não o hebraico, só mandar o link que eu coloco aqui como update. Mas a maioria das pessoas usa tradutor eletrônico para inglês, então não faz diferença usar para ler em hebraico, né? rsrs.



12 comentários:

  1. Parabéns Yaheli, ultrapassou os 115 mil !

    Sobre essa doença ... sei ... , é na verdade aquela velha história de sempre "quem não chora, não mama".

    Agora mudando de foco, tem um comentário que você fez no post anterior, dizendo que falaria das "desvantagens" de se morar em Israel. Bom espero que não seja nada de grave, vou aguardar esse post pra eu ficar prevenido. E tem também aquele assunto sobre Israel ser o país da promoção. Para mim esses deveriam ser os 2 próximos posts.

    Até porque estou na dúvida se compro certas coisas aqui e levo, como por exemplo roupas de frio, ou se compro tudo ai. Teoricamente eu teria tempo de ver isso, já que chegaria no outono. Mas não sei, qual sua opinião ? o Outono ai é frio ? o que fazer ?

    Shalom;
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela quantidade de vezes que nós já conversamos não acho que eu vá te surpreender muito nesse post, mas de qualquer forma, segunda feira publico o das vantagens e quarta ou quinta o das desvantagens (ou é ao contrário, não lembro como programei, já está escrito), não dá para fazer tudo num post só.

      Então, que mês vc vem? O Outono é quando começa a esfriar e a chover. Claro que é legal ter algo de frio, só para não chegar desprevenido demais, mas podendo comprar aqui, acho que vale mais a pena. Não só pelo preço, mas também por tudo ser mais ideal para o clima/estação daqui.

      Farei o da promoção logo em seguida.

      Abraços

      Excluir
  2. Oi, yaheli. Sei, esta doença eu conheço bem e é uma epidemia universal cujo nome é descontentamento. ou é com o salário ou com a política da empresa ou injustiça etcs......e eles acharam este jeito de manifestar, se fosse aqui provávelmente queimariam o trem talvez até com os passageiros dentro, pelo menos são mais pacíficos. Espero que consigam suas reivindicações. Ah! tô amando te ter no face. Tu e teu esposo são fofíssimos! Beijão.Carmen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carmen.

      Também estou adorando te ter no Face. :)

      Beijão

      Excluir
  3. Shalom Yaheli. Novamente muito obrigado por suas ajudas.

    Eu pretendo ir entre depois de setembro e antes de começar o inverno.

    Perguntei das roupas, pois aqui encontrei umas promoções de fim de estação, mas são roupas pra um frio moderado como você sabe. O chato mesmo é que tudo hoje em dia é feito na China e a qualidade não é lá nada tão empolgante assim.

    Quanto aos posts, não importa a ordem, vou aguardar todos eles com carinho.

    Shabat Shalom;
    Gabriel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,

      Setembro, dependendo da cidade é quente de dia e fresquinho de noite. Começa a esfriar prá valer mesmo e no país todo no fim de outubro. Diz a lenda, que começa a esfriar depois do Yom Kipur, mas não é 100% verdade, pode acontecer um pouquinho antes ou um pouquinho depois. rsrs.

      E só uma dica, se puder evite vir em setembro, tem muito feriado, um em seguida do outro, não vale a pena chegar nesse período.

      Aqui muita coisa também é fabricada na China, mas quando vc chegar vai ver a diferença de qualidade dos produtos que vem para cá e para a Europa em relação ao que mandam para o Brasil e outros países. Infelizmente o que chega aí é o que eles chamam de categoria B. Não sei porque o Brasil permite esse tipo de coisa.

      É um país enorme, poderia exigir qualidade. Triste isso!

      Ah! Post sobre as promoções escrito, em breve eu publico.

      Shavua Tov!

      Excluir
  4. Eu vi esse trem quando estive aí, pena que não tive oportunidade de "andar" nele. Só no de Jerusalém.

    Aliás, o metrô de Haifa é bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o sistema ferroviário de Israel é bem legal e está em expansão. Qualquer hora escrevo sobre isso. :)

      Abraços.

      Excluir
  5. Oiiiiiiiii!!!!!!!!!!!
    Que saudade que eu tava de passar aqui no seu blog...
    Bom, tô colocando em dia toooooodos os posts, mto bons por sinal.
    Bjãooooooo.

    ResponderExcluir
  6. Liviaaaaaa!

    Que bom te ver por aqui.
    Saudades dos seus comentários.

    Beijão :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Yaheli!! Eu denovo hihi
    Eu estudo hebraico pela internet, aprendi várias coisas já, mas o site nao é tao bom e ensina mais vocabulario mesmo e nao essa parte mais 'gramatical'. Mas enfim, eu li em um post onde vc falou sobre o hebraico, e vc disse que há a divisao em 7 grupos e tal. Pesquisei na internet mas nao consegui achar muita coisa :/ queria saber se vc tem algum site pra me indicar onde eu possa aprender sobre esses grupos e afins ou, se nao for mt complexo, uma breve explicacao sua (?!)
    Obrigada ((: Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Não, infelizmente tudo que eu conheço de site e livros eu já deixei naquele post e poxa, acho impossível explicar os grupos por aqui, o máximo que eu poderia fazer seria te dar o nome deles, mas não acho que adiante sem uma explicação. Tenta encontrar um boa gramática, é a melhor opção.

      bjs.

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...