segunda-feira, 4 de março de 2013

Quanto Custa Comprar um Carro em Israel

Quanto Custa um carro em Israel é uma pergunta meio sem sentido e consequentemente, meio sem resposta, mas como quanto custa um carro e quanto custa uma casa/apartamento em Israel são as duas perguntas que mais me fazem (a cada dois ou três dias alguém pergunta isso), vamos tentar dar uma resposta para isso aqui (sobre casa/apartamento eu falo no próximo post).

Em primeiro lugar, em Israel, como em qualquer país do mundo os carros variam de preços não só em função de serem novos ou usados, mas também em razão do modelo e acessórios que possua e para os usados também é preciso levar em consideração ano, quilometragem e estado de conservação, mas eu acho que isso não é ou não deveria ser surpresa para ninguém.

Então, apenas para tentar dar uma noção bem genérica de preços vou usar um Ford Focus como exemplo.
Um Ford Focus, simples, em bom estado de conservação ano 2007 sai hoje na faixa 40 mil shekels (R$ 20.000,00), enquanto um Ford Focus, proporcionalmente nas mesmas condições, ano 2010 custa algo em torno de 60 mil shekels (R$ 30.000,00). Isso são valores de hoje, tá? E um Ford Focus novo ano 2013 já passa um pouco dos 100 mil shekels (R$ 50.000,00).

Só que em Israel, o preço do carro é o que menos importa ou pelo menos é o menor dos seus problemas, já que  o que de fato pesa é o custo de manter esse carro.
Para ter um carro em Israel, no mínimo você precisa ter o seguro obrigatório, que é super básico só cobre custo humano (mortes e feridos) não cobre prejuízo com seu carro nem de terceiros, nem roubo, furto nada disso.

O seguro basicão para um Ford Focus 2007/2010 fica numa faixa de 3.500 a 4 mil shekels.

Além disso, você paga a vistoria anual e a revisão do mecânico, que também é baseado no valor do carro.
Então, mais ou menos, para um carro desse tipo a vistoria fica em torno de mil shekels e a visita ao mecânico, se não tiver nada para fazer, só para ele revisar e aprovar o seu carro para a vistoria não fica por menos de 500 shekels. E para terminar, ainda tem a questão do combustível que em Israel é um absurdo de caro. A gasolina comum (95 octanas) está por volta de 8 shekels o litro.

Infelizmente, já deu para perceber que ter carro em Israel é uma brincadeira cara, né?

E o motivo é o mesmo de quase todos os países, tentar evitar os engarrafamentos. Israel é um país pequeno, se o trânsito não fluir relativamente bem, o país simplesmente para.

Claro que Israel tem seus problemas de trânsito, mas nada que se compare ao Brasil ou ao nosso vizinho Egito.

Engarrafamento em Israel é algo mais ou menos assim:

Esse "super engarrafamento" foi em Ashkelon porque o sinal de trânsito havia quebrado. 
E para quem nunca viu um posto de gasolina israelense, surpreenda-se como o fato dele ser igualzinho a todos que você já viu em qualquer lugar do mundo:


E só a título de esclarecimento, para comprar um carro em Israel é preciso ter carteira de motorista israelense. 

A carteira de motorista internacional pode ser usada por até um ano e as carteiras emitidas em outros países podem ser usadas por até 3 meses, mas com essas carteiras só é possível alugar um carro.

12 comentários:

  1. Shalom Yaheli.
    Quase 47.000 acessos ? Ta tendo o que ? 500 visitações por dia ? Parabens mazal tov.
    Estou aguardando ansioso o proximo posto sobre os apartamentos, super-importante mesmo.
    Se puder depois poe mais uma daquelas materias sobre comida, muito bom voce sempre acerta na mosca.
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel,
      Vou fazer em breve um post sobre pratos típicos, mas quero fazer todos com fotos minhas, nada de foto de internet, então ainda falta sair para comer alguns e tirar foto. rsrs

      O blog tem uma média de 500 visualizações diárias. Mas é média, porque tem dia que passa de 700, mas sábados, domingos e feriados fica em torno de 350 a 400.

      Excluir
  2. Eu tava pensando nisso essa semana acredita ? sobre quem vem de israel se pode dirigir aqui em são paulo com carta israelense.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, eu acho que dirigir no Brasil com carteira de Israel não daria muito certo, não.

      Mesmo que fosse permitido, o que eu acho que não é, pelo menos não era, policial brasileiro não conhece nem carteira internacional, imagina uma emitida em outro país. Infelizmente, o Brasil ainda tem que melhorar muito em algumas coisas.
      bjs

      Excluir
  3. Yaheli,
    Tudo bem?

    Meu nome é Betina. Sou de São Paulo.
    Gostaria de saber se a agencia judaica paga a passagem de avião pra Israel, se voce se torna uma emigrante (olé radash). Quanto dinheiro a agencia te oferece quando vc chega a Israel? Eles pagam o curso de hebraico e te ajudam a arrumar um emprego lá? Foi dificil pra voce arrumar um emprego em Israel? Voce teve que servir o exército?

    Obrigada,
    Betina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betina, tudo bem?
      Sobre os benefícios do aliah eu já falei nesse post, dê uma lida lá:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/07/aliah-imigracao-para-israel.html

      O valor que a Agência Judaica paga depende se você é solteira, casada, se tem filhos, se já tem idade para pedir aposentadoria etc. Além disso, os únicos valores que eu poderia te dizer seriam os que eu recebi junto com meu marido e esses valores são de 4 anos atrás portanto, eu imagino que esses valores já não condigam com a realidade.

      Sobre empregos, para mim e para o meu marido foi fácil arrumar trabalho aqui porque nós falamos inglês fluentemente e pudemos ir atrás de emprego sem depender de nenhuma instituição.

      A agência judaica até te ajuda a arranjar emprego, mas a nossa experiência com eles não foi das melhores, uma vez que os empregos que eles ofereceram para a gente não foram lá grandes coisas. E falando 4 idiomas super bem eu achava um absurdo me oferecerem empregos de menor qualificação. Graças a Deus sempre tivemos empregos de bom nível em Israel, mas é como eu sempre digo, soubemos correr atrás e acima de tudo tivemos muita sorte.

      A Agência Judaica no Brasil é uma mãe, te dá tudo e mais um pouco, já a de Israel não é assim tão legal.

      Sim, a passagem aérea de ida e o curso de hebraico são de graça.

      E o exército vai depender da sua idade. Eu não servi porque já tinha mais de 24 anos quando cheguei aqui. Se eu não me engano é obrigatório servir até os 24 para mulheres e até os 27 para homens.

      Dê uma olhada no outro texto e se ficar com alguma outra dúvida pode me escrever de novo, ok?

      bjs.

      Excluir
  4. Shalom Yaheli. Passou dos 50.000 acessos, Mazal Tov !

    Saiu aqui a relação dos IDH Índice de Desenvolvimento Humano de 2012, ai vão uns exemplos :

    Posição País
    ------- --------
    16 Israel
    85 Brasil
    110 Palestina
    112 Egito
    116 Síria
    130 Marrocos
    131 Iraque

    Como se vê, Israel é um primeiros do mundo em 16°. Israel simplesmente um país que floresceu no deserto, mostrando mais uma vez que é um verdadeiro milagre.

    O Brasil está muitoooo longe em 85° e a palestina em 110° está a frente de varios paises e ainda tem muitos aqui que chamam a palestina de o "maior campo de concentração do mundo" ... é pra rir ou pra chorar ... ?

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriel!

      Pois é, a verdade é que a Palestina vive uma situação que para eles hoje é confortável, eles não tem o mínimo interesse em se tornar país, a situação deles é melhor do que de boa parte dos Países árabes. Só não vê quem não quer.

      Abraços.

      Excluir
  5. Shalom, Yaheli.

    Como faço para imigrar para Israel, eu quero mim converter ao judaísmo. Eu estou cursando matemática, tenho curso técnico, e trabalho com informática, eu quero saber se é difícil encontrar emprego em Israel?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno Oliveira,

    Sobre imigração para Israel eu já escrevi aqui:

    http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/07/aliah-imigracao-para-israel.html

    E sobre como conseguir o primeiro emprego em Israel eu já escrevi aqui:

    http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/10/primeiro-emprego-em-israel-sem-falar.html

    E se você der uma pesquisada no blog vai encontrar bastante coisa sobre Israel, afinal é sobre isso que eu escrevo.
    Se depois de ler ainda ficar com alguma dúvida me escreva novamente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Shalom Yaheli estou perguntando muito né rsrsrs desculpe mais estou cheio de perguntas. mais quero saber qual o dinheiro que é mais caro o REAL ou o shekels ?

    ResponderExcluir
  8. Qual o mais caro ou qual vale mais? O poder de compra do shekel é maior que o do real. Agora não existe mais caro, existe conversão ao dólar.
    1 dólar = ₪ 3,61 shekel = R$2,21
    Só que tudo é 1 dólar, não existe mais caro.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...