quinta-feira, 21 de março de 2013

Onda de Calor X Tempestade de Areia

Existem dois fenômenos climáticos em Israel que embora sejam quase a mesma coisa é possível fazer uma breve distinção entre eles, o hamisin e o sharav.

- Hamisin (חמסין)  é um vento desértico, empoeirado, quente e seco que vem do norte da África para o Oriente Médio e pode ocorrer entre fevereiro e julho. No Hamisin os ventos são bastante fortes podendo chegar a 140km/h e a temperatura pode subir cerca de 20°C em duas horas. Hamisin é o que popularmente se costuma chamar de tempestade de areia. E você imagina que nenhuma outra experiência climática pode ser pior do que essa, até você conhecer o Sharav.

- Sharav (שרב) É uma onda de calor, proveniente do sul do mediterrâneo, que deixa o clima do país completamente cinza, pesado, extremamente quente e ultra-seco. Normalmente, os ventos não são tão fortes, como no hamisin. A umidade relativa do ar fica em torno de 50%, podendo chegar a 20%, em casos extremos. O Sharav costuma ocorrer nas mudanças de estação do inverno para a primavera e do verão para o outono.

Na realidade, segundo dizem, o hamisin é apenas um tipo de sharav, cujos ventos se originam do leste, enquanto que no sharav os ventos se originam no sul. Enfim, havendo ou não uma diferença conceitual entre eles, o fato é que Israel ferve a seco, o ar falta e isso às vezes vem acompanhado de uma tempestade de areia e às vezes não. A recomendação é beber muita água e evitar sair a rua o máximo possível. Dependendo da gravidade, as escolas suspendem as aulas ou ao menos suspendem o recreio em pátios abertos.

E assim é um dia de Sharav:
Tel Aviv, 03/03/2013. Fonte: Walla News
Durante o sharav da semana passada Israel chegou a atingir 37°C no centro do país, quando estávamos ainda com uma média de temperatura de 15°C/20°C. Passado o sharav as temperaturas voltaram a cair.

E essa semana, não bastasse a visita do Obama e do Cristiano Ronaldo para tumultuar bastante o país, ainda fomos brindados com um Sharav que ficará por aqui pelo menos até o fim de semana. Tudo isso às vésperas do feriado de Pessach que é um dos mais longos feriados de Israel e que por si só já consegue desorganizar toda a sua vida desde 15 dias antes de começar. Está de bom tamanho para uma semana, né? rsrs.

Nos próximos posts eu falo sobre o Pessach e sobre a visita do Obama.

Update:
Uma coisa que eu não costumo fazer é atualizar post, mas só para mostrar, aqui em Nazareth não está nem tão quente, mas a umidade do ar amanheceu em 26%.

19 comentários:

  1. Obaaaaa!!!!! Qro saber sobre o feriado de Pessach.
    Cara, deve ser mto estranho tá uma temperatura de 15/20º e pular pra 37º. Fora a saúde né?! Pq a diferença é mto grande. Vc sabe se as pessoas costumam adoecer qndo esses fenômenos ocorrem?
    Vc podia falar da saúde em Israel, existe hospital público e particular como no Brasil? Eu imagino que a saúde em Israel seja um milhão de vezes melhor do que no Brasil.
    Bjos, bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia,

      A mudança do frio para o quente de uma hora para outra não é fácil mesmo. Mas o problema não é nem tanto o calor, mas a umidade super baixa do ar, te deixa tonto e com falta de ar. Os problemas de saúde mais comuns são os respiratórios e desidratação. Chega a morrer gente de desidratação. Nesse sharav que eu saiba morreu um.

      Vou falar sobre sistema de saúde sim. Vai ter que ser um post enorme, porque tudo é diferente do Brasil. Tem hospital público e particular, mas não tem plano de saúde particular, você é vinculado a um seguro saúde, que é descontado do seu salário e tem direito a frequentar o hospital, clínica ou médico que quiser. Se optar por um privado você paga um pequeno valor (bem pequeno mesmo!), mas eu explico isso melhor no post. logo, logo eu faço. :)

      beijos

      Excluir
  2. Shalom Yaheli.

    Gostaria de saber se em Israel existem remédios genéricos e se o preço deles é mais barato que no Brasil. Ouvi dizer que as companhias de medicamentos israelenses são umas das mais avançadas do mundo. Em Israel também tem cartões de desconto dos laboratórios?

    Achei este site - https://www.israelpharm.com/, mas não sei se é confiável. Queria comparar preços. Antes de me mudar para Israel quero me precaver comprando remédios aqui do que chegar aí e descobrir que eles são muito mais caros.

    Obrigada.
    Betina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betina,

      Eu já escrevi sobre farmácias e remédios neste post

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/08/farmacias-e-remedios-em-israel.html

      Mas, só esclarecendo algumas coisas:

      1- Eu não conheço o site, mas é um site voltado a vender remédios israelenses para estrangeiros, os preços são mais que o dobro do praticado aqui, nos remédios que eu pesquisei.

      2- Sim, existem genéricos em Israel, mas genérico ou não genérico, remédios em Israel só se compra com receita médica. Há alguns poucos remédios que você pode comprar sem receita, eu falo disso melhor no artigo que citei acima.

      3- Mesmo que você queira comprar remédios no Brasil, você não poderá entrar em Israel com eles. Para entrar em Israel você precisa ter uma receita médica (em hebraico ou em inglês), fornecida pelo seu médico explicando que remédios você necessita e para quais problemas e mesmo com receita você não poderá trazer remédios para mais do que 3 meses.
      E tem que ver bem, porque muitos remédios que são vendidos no Brasil são proibidos em Israel, então nesses casos não sei o que eles fazem, não sei se liberam a entrada do produto

      4- Eu não sei o que são cartões de descontos de laboratórios, para dizer a verdade nunca tinha ouvido falar disso, então não sei como funcionam (acho que já estou muito tempo fora do Brasil. rsrs). O que eu posso dizer é que dependendo do seu problema o serviço de saúde cobre até 95% do valor do remédio e mesmo os remédios que você pode comprar sem receita, caso você tenha receita eles saem bem mais baratos.

      Dá uma lida no outro artigo e se tiver mais alguma dúvida me escreva.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá Yaheli!

    Que horror! Não tolero nada bem essas alterações de temperaturas. E eu que estava a planear ir a Israel por volta de março do ano que vem, porque este ano mudei de trabalho e ainda não tenho direito a férias...
    Bom oxalá não aconteça nada. No final do verão quando a corrida às agencias de viagem terminar vou começar a planear a viagem. Vamos ver se supera as minhas espetativas.

    p.s: li a resposta ao comentário acima sobre os remédios. Eu cada vez que viajo levo medicamentos (aqueles mais mormais tipo para as dores etc.) Só não posso levar na necessaire têm de ir no porão do avião. Será que não deixam entrar medicamentos mesmo assim? Aqui na europa ainda é mais fácil por causa do cartão europeu de saúde, mas quando saio da europa também levo

    Ana Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ana Teresa,

      O sharav é algo que pode acontecer todo ano, não quer dizer que vá acontecer justo quando você vier e às vezes é tão suave que passa despercebido, mas de qualquer forma é bom estar preparada. Costuma ser algo relativamente rápido, mas que é ruim demais isso é.

      Ontem o tempo já voltou ao normal, agora de manhã, por exemplo, estamos com 9°C e 76% de umidade (humidade em português de Portugal, né? rsrs).

      Sobre os remédios, claro que uma caixinha de paracetamol ou de advil (ibuprofeno) ninguém vai implicar, inclusive pode trazer na mala de mão, quando eu me refiro a medicamentos é mais em relação aqueles de uso frequente como os remédios para controle de pressão ou para diabetes, porque no Brasil se consegue comprar esse tipo de medicamento sem receita e aqui não. E obviamente grandes quantidades ou dosagens altas também serão barradas, mesmo de paracetamol.

      De qualquer forma, para quem vem de turismo basta manter o bom senso, remédios de uso corriqueiro, em pequena quantidade e de baixa dosagem não creio que gerem maiores problemas.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá Yaheli,

      Pois é mais ou menos o que pensava. Aqui também não é possível comprar esse tipo de medicamentos (controle de pressão, diabetes) sem receita médica. Mas quanto a isso não há problema!

      Sim em Portugal humidade leva h (um pouco sem jeito quanto a mim), mas também com o acordo ortográfico tudo está mais uniformizado, havia coisas no português de Portugal que não faziam muito sentido!

      Beijos!

      Ana Teresa Raposo

      Excluir
    3. Olha eu ainda não me adaptei 100% a essa reforma ortográfica, eu tento escrever tudo pelas novas regras, mas há algumas coisas que me parecem terríveis e eu ainda me dou ao direito de escrever da maneira antiga, mas esse ano vou ter que acabar com isso. Não tem mais jeito! rsrs.
      Beijos. :)

      Excluir
  4. SHALOM YAHELI.BAH TCHÊ, ME DIZ UMA COISA GURIA,QUANTO TEMPO TU LEVASTE PRA TE ACOSTUMAR COM ESTA DIFERENÇA DE CLIMA DO BRASIL PARA ISRAEL?É IMPRESSIONANTE! EU NEM IMAGINAVA ESTE TIPO DE CLIMA EM ISRAEL MAS MESMO ASSIM NÃO PENSO EM DESISTIR DE IR Á ISRAEL POIS AMO DEMAIS ESTE LUGAR.ESPERO QUE TENHAS TE ACOSTUMADO Á ESTA MUDANÇA DE CLIMA,NÃO DEVE SER NADA FÁCIL!FICO AGUARDANDO TEU POST SOBRE O PESSACH ANSIOSAMENTE.AMOOOOO O TEU BLOG.COM CARINHO.BEIJOS.CARMEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo Israel, mas se tem uma coisa ruim aqui, é de fato o clima. É ruim o ano inteiro, no inverno é super frio e úmido, no verão é um calor escaldante e seco, a primavera não é tão quente, mas reúne todos os insetos juntos ao mesmo tempo e o outono já é bem friozinho, mas não tão úmido e por isso para mim é a melhor época do ano.

      Acho que porque tem estações bem definidas e só dura 3 meses cada uma, a hora que você acha que não aguenta mais a estação muda e você respira um pouco. rsrs.

      Excluir
  5. OI,SOU EU DE NOVO, A CARMEN,IA ME ESQUECENDO DE TE CONTAR QUE AINDA NÃO CONSEGUI TER OUTRO GATINHO,PORQUE O MEU PAI MORA COMIGO, ELE TEM 85 ANOS E IMPLICA COM OS GATOS. O MEU FILHO GANHOU UM BRANQUINHO LINDO E TEVE QUE DEVOLVE-LO .QUANDO MEU PAI NÃO ESTAVA CONOSCO EU CRIEI ATÉ UM MACAQUINHO,CLARO QUE O NOME DELE ERA CHIQUINHO,RSRSRS,NÃO PODERIA SER OUTRO NÉ? AGORA VOU TER QUE CONVENCER O MEU PAI Á ACEITAR OUTRO GATO.ESPERO CONSEGUIR, DAI TE MANDO A FOTO,TÁ? ERA ISTO. BEIJOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo para você ter logo seu gatinho! E manda a foto mesmo, tá? :)
      bjs.

      Excluir
  6. Oi Yaheli,
    Tudo bem?

    Sou frequentador assíduo do seu blog.

    Estarei me tornando um Olé Radash em breve.

    A agência no Brasil me informou que assim que chegar em Israel, (Vou para Ashdod) deverei optar por um plano de saúde (Já me disseram que os dois melhores são o Klalit e o Macavi). Como não conheço ninguém em Israel, gostaria de uma dica sua.

    O mesmo para companhias telefônicas (Internet, celular, etc). Indica alguma?

    Obrigado,
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      Primeiramente, seja muito bem-vindo a Israel!

      Macabi e Clalit são os dois maiores seguros saúde do país e são equivalentes em termos de possuírem atendimento no país todo.

      O que os diferencia é basicamente o fato de que o clalit é mais voltado para pessoas idosas e o maccabi para o publico adulto jovem de um modo geral. Não é que eles atendam apenas um tipo de publico é que tem mais e melhores serviços para determinado tipo de publico.

      Então, minha dica é faça sua escolha, com base na sua idade. O meu é o Macabbi e eu não tenho nada a reclamar.

      Companhias de telefone celular e internet móvel/3G existem basicamente 4 empresas:
      A Orange, a pelephone, a Cellcom e a Golan.
      A Golan é uma empresa super recente, não tem loja, vc só assina por telefone e apesar de terem bons preços, não acho o serviço deles grandes coisas.

      A Cellcom para mim é a pior de todas. Tudo que você precisa deles é enrolado, as filas nas lojas são enormes, não recomendo mesmo.

      A orange e a pelephone são duas empresas do mesmo nível, excelentes, tanto em serviço, quanto em atendimento e preço.

      eu diria que a pelephone tem muitas promoções voltadas a te dar desconto em planos e programas deles e estão sempre fornecendo algum app novo para iphone de graça e de um modo geral tem um serviço muito bom.

      Já a orange é voltada para um publico mais jovem e está sempre fazendo promoções para o assinante dando descontos enormes em shows, parques e eventos culturuais. E também tem um ótima qualidade técnica.

      O meu celular é pelephone e o meu tablet tem internet orange. Adoro as duas, nunca tive problema com serviço ou atendimento deles. Recomendo todas duas tanto para celular, quanto para internet.

      E com relação aos bancos, eu sei que você não perguntou (rsrs), mas como é algo que você também terá que escolher, os maiores são O Leumi, o Hapoalim e o discount.

      São três bons bancos, o Leumi apesar de ser o maior banco de Israel me parece ter um atendimento um pouco mais lento. O discount é um bom banco, mas tem menos agências, embora isso só seja um problema se você precisar de serviços da agência, porque dinheiro você pode sacar com qualquer cartão em qualquer caixa eletrônico.
      E o Hapoalim que é o segundo maior banco de Israel, é um banco que me dá a impressão de ser um banco mais dinâmico e mais ágil. E é o banco no qual eu tenho conta desde que cheguei aqui, nunca tive problema com eles também.

      Baseado na minha experiência é isso que eu posso te dizer.
      Qualquer outra pergunta, só escrever.
      Abraços

      Excluir
  7. Oi Yaheli.

    Excelente resposta.
    Clara, objetiva, pontual.
    Yafé Meod!

    Fico muito agradecido.
    Bastante esclarecedor.

    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Shalom Yaheli.

    Só passei aqui pra te desejar um Chag Pessach Sameach pra voce e todos mais ai em Eretz Israel (Oxford incluso ... srsrsrsr)

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,

      Muito obrigada, o Oxford fica muito feliz com a lembrança também! rsrs

      Chag Pessach Sameach! :)

      Tudo de bom para você e para sua família.

      Abraços

      Excluir
  9. Olá yaheli !! Estou fazendo Aliah essa semana, e pelo que sei entrou o verão !!! Como e verão em Israel ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane,

      Na verdade estamos na primavera que surpreendentemente este ano está super gelada e chovendo muito. Hoje a temperatura variou de de 8°C a 14°C no país todo e choveu o dia inteiro em quase todas as regiões. Aqui em Nazaré chegou a chover granizo.

      A previsão é de chuva e temperatura baixa pelo resto da semana.

      Então respondendo a sua pergunta, em Israel o verão é bastante quente e seco, só que não sei como vai ser esse ano, porque já era para a temperatura estar bem mais amena e sem chuva. Se você observar ainda está fio no hemisfério norte todo, então esse ano, não sei mesmo como vai ser.

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...