quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Em Israel Tem: Requeijão, Nutella e Miojo

Há muito tempo que eu não faço um post desse tipo e apesar de eu achar meio bobo, eu sei que as pessoas ficam mais felizes de saber que em Israel tem café e banana do que educação pública de qualidade e igualdade social. rsrs.

Então, mais uma vez quebrando mitos e desfazendo ilusões, para você que sempre acreditou que o requeijão é uma invenção mineira, acredite, não é! O requeijão é invenção árabe e como tal é super comum, pelo menos na região norte de Israel. É idêntico ao requeijão brasileiro, em sabor e textura. Não conheço nenhum que seja fabricado aqui, todos são importados da Arábia Saudita ou do Egito (ao menos todos que eu vi até hoje).


A Nutella, depois da coca-cola, eu diria que é o maior vício alimentar do israelense. Em todos os bares e restaurantes, em qualquer coisa que se possa colocar um recheio ou cobertura doce, existe a opção Nutella. Por isso que em Israel a Nutella mais vendida é a desse "potinho pequeno" de 750g. Agora eu pergunto, existe Nutella de 750g, no Brasil? Sinceramente só me lembro do potinho menor.

Para os gaúchos e sul-matogrossenses de plantão, em Israel tem erva-mate!!! Portanto, o tereré e o chimarrão nosso de cada dia, estão plenamente resguardados. rsrs.
Não é o chá mais popular de Israel, mas normalmente se encontra na seção de chá de qualquer supermercado mediano. Aconselho só a trazer a guampa e a bombilla (gaúchos não lembro como vocês chamam, seria cuia e bomba?) que isso sim não é tão fácil de se achar por aqui. E antes que alguém me pergunte, eu não aprendi a tomar tereré no Brasil, eu adquiri esse bom vício quando morei no Paraguai. 

"La Hoja e "Nobleza Gaucha" são as marcas mais comuns por aqui. A "La Hoja também se encontra em saquinho para fazer chá mesmo: 


E por falar em vícios, o miojo é um vício que nossas mães nos ajudam a cultivar na infância certo? Pois é, e esse é mais um vício que pode facilmente ser cultivado por aqui. 
Miojos em Israel, são em geral importados da Rússia, a massa é idêntica ao do Brasil, agora o tempero, não tem jeito, igual ao Nissim Lamem não existe, mas é bem parecido. Vale a pena experimentar, até porque é da Nestlê

Nada como morar em Israel e comer miojo russo da Nestlé, para ter a sensação que nada mais é de lugar nenhum e tudo é de todos os lugares, né? rsrs
E para encerrar o post, aquilo que no mundo de hoje torna todos os povos irmãos: Pipoca de microondas, batata Pringles e biscoito Oreo. alguém conhece algum lugar no mundo que não venda isso?






44 comentários:

  1. Superbacana o post. É legal essas curiosidades, apesar de achar meio bobo também, afinal, vivemos num mundo globalizado e hoje você encontra de tudo um pouco em qualquer parte do mundo. Sabe, outro dia o jornal nacional fez uma reportagem em Israel onde alguns pesquisadores inventaram um celular que é capaz de fazer alguns exames médicos. Tais como: medir pressão arterial, temperatura do corpo e outras coisas. Eu achei isso muito legal! Seria legal você fazer um post das maravilhas tecnológicas que Israel inventa, Yaheli. :)

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho bobo montar o post, mas na verdade eu sei que é legal e eu também gosto de ver coisas semelhantes de outros países. E para quem está de mudança para Israel também é algo que ajuda, faz a pessoa ter alguma referência. :)

      Super beijo.

      Excluir
    2. Ah! Já tem um tempinho que eu quero escrever sobre isso, mas cadê o tempo para dar uma pesquisada? Na verdade eu estou com vários posts escritos incompletos, tem muita coisa legal para mostrar, mas tem sempre uma coisinha para pesquisar, para dar um conferida e o post acaba não saindo. Mas logo, logo eu coloco eles.

      Respondi seus outros comentários agora, tá? Como eu disse está faltando tempo mesmo! ;)

      Excluir
  2. Onde vc encontra requeijao? Em mercado Arabe? Eu nunca encontrei em redes como Supersal, encontrei uma vez num mercado russo e custava 20 rabinos, muito caro pro meu gosto. Nunca encontrei em outros lugares, moro em Haifa, se tiver uma indicação me avisa porque to com saudades de um requeijao. Leite condensado eu achei dois, mais fica mole pra fazer brigadeiro, um dia tentei fazer aquela nossa torta de limao esperta, nao ficou duro quando misturou com limao, trajedia rssss.Fora isso a unica coisa que sinto saudades é de pizza e churrasco, nao que nao tenha aqui, é que aqui é caro demais, entao carne vermelha na minha casa nao é sempre que tem. Fora isso estou muito feliz com todas as opções que tem aqui, adoro as frutas e verduras, pra mim sao as melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell,

      Nos supermercados israelenses mais típicos como shuffersal você não vai achar, não. Eu compro no big zol, mas nos mercadinhos menores (árabes e russos) você consegue achar também. Eu pago na faixa de 14/15 shekels.

      Sobre o leite condensado, alguém já me escreveu falando que não deu ponto no brigadeiro, eu acho isso estranho, porque a gente faz brigadeiro aqui em casa e dá super certo (infelizmente, né? rsrs). O leite condensado daqui ele até afina mais quando esquenta, talvez realmente demore um pouco mais para dar ponto, mas que dá, dá, é uma questão de paciência.

      Agora confere direitinho se o que você está comprando é leite condensado, porque existem coisas parecidas. Leite condensado em hebraico é חלב מרוקז (se pronuncia Halav Merukaz). Não custa conferir, né? :)

      Carne vermelha de fato é caríssima e, eu particularmente não gosto da carne kasher, acho que muda o sabor da carne. Mas pizza não é caro! O domino's pizza e o pizza hut tem promoções incríveis. Dependendo do dia, você consegue comprar uma pizza família por 49 shekels.

      Mas enfim, mudar de país tem disso, ganhamos umas coisas e perdemos outras.
      beijo

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas dicas, vou procurar o requeijoa e tentar apurar mais esse brigadeiro!! Vou prestar atenção nas ofertas de pizza!!! bjs

      Excluir
  3. Ahhhhh, eu AMEI o post e bem me encaixo no tipo de pessoa que adora esse post "bobo" hehehehee ;)
    Agora o requeijão em Israel é tão caro qnto aqui no Brasil??? Pq eu tô achando o requeijão caro aqui... Um copinho R$6,00 eu acho carooo.
    Esse potão de Nutella eu tbm nunca vi aqui não. Ah, mas Nutella é bom demaisssss. No pãp, no biscoito... Huuuuum... Deu água na boca. hahahahaaha
    E o que é Oreo? Esse eu não conheço não.
    Ahhh, tem carnaval em Israel ou algo parecido com carnaval??? rsrss
    Bjãooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia,
      Sério que o requeijão no Brasil está custando R$6,00? Quando eu morava no Brasil, não chegava a R$3,00.

      O potinho de requeijão aqui sai por 14 shekels, o que dá mais ou menos R$7,00, então está mais ou menos a mesma coisa. A diferença é que o salário e o poder aquisitivo em Israel são maiores. Então, apesar do preço ser praticamente o mesmo, aqui esse valor pesa menos.

      E alguém já me escreveu hoje para dizer que não vende mais Óreo no Brasil. Óreo é um biscoito de chocolate com recheio de baunilha, parecido com o Negresco, só que o sabor não tem nada a ver. Eu nunca gostei do Negresco e adoro o Óreo. Só que no caso desse da foto é com cobertura de chocolate branco. Negresco ainda existe, né? Eu estou muito desatualizada de Brasil. rsrs.

      E sim, aqui tem uma festa parecida com o carnaval, que é o Purim, mas não tem esse feriado todo não. O purim vai ser dia 24 de fevereiro agora, vou escrever sobre ele.

      Super beijo! :)

      Excluir
  4. Amei seu post, Yaheli!
    Que bobo, que nada! Super importante saber! Só assim para que na próxima ida eu esteja bem mais informada...
    Mas, da maneira que amo frutas, legumes e verduras, já me é o bastante!
    Neshikot, querida!

    ResponderExcluir
  5. Shalom Yaheli.
    Matéria super importante, acredite, nada como uma bela pizza com requeijão e essa do chimarrão foi espetacular, tudo o que você informa é de muita valia pra todos aqui.
    Sobre Israel não existe post bobo.
    É um milagre um local que nada tinha e que agora de tudo se encontra (ou quase).
    Gabriel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Muito obrigada, mesmo.
      Que bom que gostou, fico feliz, de verdade!
      E você tem razão, sob qualquer forma que se analise Israel é milagre! Indiscutivelmente!!!

      Um grande abraço, meu amigo.

      Excluir
  6. Fala Ya,
    Blz?
    Só completando alguns pontos.
    Requeijão de R$6,00 ?? kkk
    No Mundial por exemplo se encontra de R$3,00 e até R$1,99 o da marca Bialinni.
    Nutéla, tem aquele que vc conhece e agora tem um menorzinho, não sei quantas gramas mais talvez 200 gramas. kkk
    Oreo tem sim, só que é pacote normal de biscoito, não é essa caixa de 1º mundo rsrsr...
    Humm q mais? Ahh leite condensado vc acha por R$2,20 pipoca de micro ondas agora da câncer huahua...
    Miojo, o melhor é o japonês e coreano que eu esqueci as marcas mais em lojas orientais(agora finalmente estão abrindo algumas aki no RJ), encontra fácil.
    Que mais?? Ahh a Vila Isabel foi campeá do carnaval aki no RJ, Tipo.... e eu com isso huahua é só pra te falar mesmo!
    Bjs mana..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também tem esses miojos orientais, só que o mais parecido com o miojo que existe no Brasil é esse que eu botei no blog, mas aqui tem uns bem diferentes.
      beijos

      Excluir
  7. Então... como eu estava falando existe SIM requeijão de R$6,00 pq eu compro no mercado próximo da minha casa sim nesse valor, talvez por ser um mercado de bairro mas é lá que eu faço compras e é lá que eu compro requeijão da marca Elegê e inclusive comprei esse mês.
    Sim, Negresco ainda existe, eu que não gosto mto rsrsrss
    Talvez esse que vc postou seja mais gostoso rs
    Vou ficar esperando pelo post do purim :-)
    Super bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihhhh, a resposta era lá em cima rsss
      Ahhh, adorei que vc lembrou meu nome. hehehe
      Bjks! ;)

      Excluir
    2. Pois é Lívia, os preços no Brasil acho que variam muito de um lugar para outro. Pena isso!

      E é claro que eu me lembro do seu nome, não só lembro como sinto falta quando você não passa aqui para dizer oi. rsrs.

      Beijão

      Excluir
  8. Shalom Yaheli!
    Que bom saber que tem erva-mate em Israel. Sou gaúcho, e na próxima viagem que farei a Israel em maio vou levar a Cuia e a Bomba junto... heheh.
    Neshikot!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por confirmar os nomes para mim. :)

      Um grande abraço.

      Excluir
  9. Oi, Yaheli. Tudo bom?
    É realmente bom saber que tem requeijão e erva-mate em Israel. É impossível sobreviver sem os dois. Heheheh.

    E chimia, é comum em Israel?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho impossível sobreviver sem os dois! rsrs

      Eu nunca ouvi a expressão chimia, mas diz o google que é a mesma coisa que Geleia, é isso? Bem, se for a mesma coisa, sim é super comum por aqui. Toda essa tradição de comida meio alemã (que não contenha carne de porco) é comum por aqui, geléia, chucrute, salsicha (bovina), strudel etc.

      Abraços.

      Excluir
    2. Chimia é o nome gaúcho dado à geleia heheheh
      Bom saber também que strudel é comum em Israel! É simplesmente delicioso!!!

      Excluir
  10. shalom Yaheli.Como toda boa gaúcha eu tambem amei saber que tem erva mate em israel,só que com este calor insuportável que está fazendo no Rs nem dá vontade de tomar chimarrão.Agora á noite começou uma chuva bem forte e pode ser que refresque um pouco.Ah,tu tens razão ,como ter um bicho em casa alegra mais o ambiente,acho que vou seguir o teu conselho e ter outro gato.obrigado.continuo amando o teu blog e lendo tudo,é muito legal e todos os assuntos super interessantes.beijos.Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pegar seu gatinho manda uma foto para mim. :)

      Beijo e obrigada pelo carinho. ;)

      Excluir
  11. Oi Ya , amei o post acho que essas curiosidades são muito legais, porque politica a gente escuta sempre nos noticiarios né ? e vc nos traz mais perto da vida real em Israel. Ameei !
    Ah e aqui no Brasil tá chuvendo demais demaisssss, nao para ! O povo se acabou no carnaval, morreram alguns de tanto beber e agora na ressaca , começa o ano finalmente !
    Se encontra Oreo em alguns supermercados, é caro e a embalagem é simples rsrs.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês gostam, fico feliz.

      Eu sei que Política tem no noticiário, mas como muita coisa é deturpada eu acho legal dar a minha visão também.

      Na verdade eu tento escrever sobre tudo em pouco, acho que de uma certa forma eu consigo abordar todas as questões que fazem parte da vida de quem mora num país, né?

      E nem me fale em chuva, porque o tempo aqui tinha dado uma esquentadinha, mas há uma semana estamos aí abaixo dos 10°C e hoje para variar choveu o dia todo e segue chovendo agora à noite.

      Ah! E agora que acabou o carnaval o ano começa oficialmente no Brasil, então "Feliz Ano Novo para vocês aí no Brasil"! rsrs.

      Beijão Rô. =^.^=

      Excluir
  12. Estes posts são sempre engraçados e acalmam os ânimos!

    Olha cá em Portugal existe tudo isso (até as embalagens gigantes de Nutela!!!), mas requijão assim nunca vi, aliás não sei sequer o que é... Por cá e na maioria dos países europeus que produzam queijo-fresco chamamos requeijão a uma coisa mais parecida com queijo branco ou fresco.
    Para quando um post sobre o panorama cultural por ai?

    Ana Teresa


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Teresa,

      Então, requeijão é um tipo de queijo cremoso super típico do Brasil, mas como muita coisa que existe por lá, deve ter chegado com os imigrantes.

      Sobre o panorama cultural eu até quero escrever, mas ainda não consegui sintetizar a super diversificada cultura israelense num post só.

      Se puder me dar uma luz de que caminho seguir ou em que focar, talvez fique mais fácil.

      bjs.

      Excluir
    2. Podia começar com cinema. Apenas vi dois filmes israelitas até hoje. Um abordava a questão do conflito, West Bank, and so on. O outro bem mais interessante chamava-se, creio eu, a "missão do gerente". Era sobre uma imigrante romena em Israel, mais especificamente em Jerusálem.
      Mas é só isso... Tenho pena de não conhecer mais filmes. Aliás o primeiro filme não o vi cá, mas sim na Holanda, enquanto lá vivi. Portanto dá para perceber que a oferta de cultura do oriente médio é minima em Portugal.

      Excluir
  13. Mate leão, água de coco, caldo de cana?
    Bis? Biscoito de polvilho Globo?
    Alguma coisa tipo hortifruti da Siqueria Campos, tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mentira o que eu vou dizer, mas eu morava a duas ruas do hortifrúti da Siqueira Campos, lembro que ele existia, mas não lembro nada a respeito dele, não faço nem ideia de como ele era.

      Então, não sei se este hortifrúti em particular tem algo de especial, mas hortifrútis de um modo geral têm em qualquer cidade, em qualquer bairro, sem maiores problemas.

      Sobre água de coco eu já falei em algum post, só tem coco seco, não tem nem coco verde e nem água de coco em caixinha ou em lata.

      Tem muita muita coisa parecida com Bis, mas bis propriamente dessa marca não tem.

      Biscoito de polvilho e caldo de cana com certeza não tem, mas tem polvilho em farinha, então pelo menos pão de queijo dá para fazer.

      Mate, é como eu postei aí em cima, até hoje só vi dessas duas marcas, mas falando sério, não sei como alguém que gosta de mate pode gostar de mate leão, ô matezinho artificial, ruim toda a vida, mas enfim não tem Mate Leão.

      Abraços :)

      Excluir
    2. Eu moro a duas quadras do horti do Leblon. Mas fiz muitas compras no horti da Siqueira onde morava. Mate leão é ruim. O melhor deles, Mate Real, foi comprado pela Mate Leão que, mais tarde, foi comprado pela Coca Cola.
      Ou seja, só foi piorando.

      Mas se não tem mate, nem água de coco, nem caldo de cana, o que se bebe em Israel? Só tem refrigerante? Não tem casa de sucos? Apenas sucos artificiais de caixinha? Dificil acreditar que ninguem teve aidéia de plantar coqueiros em Israel todos esses anos. A região é perfeita. Creio.

      Pão na chapa, tem?
      E acarajé?
      Bolinho de aipim com camarão e catupiry, tem?
      Empada??????

      Excluir
    3. Você leu o texto? Tem duas embalagens de mate no texto. De onde você tirou que não tem mate? Água de coco não tem por dois motivos, primeiro não é do hábito do povo tomar isso, segundo Israel é um país frio uma grande parte do ano.

      Coco é uma fruta de clima tropical e Israel é de clima mediterrâneo. Assim sendo, em Israel se planta quase todas as frutas (tem um post sobre isso aqui no blog) e o que mais tem em Israel é suco e casa de suco.

      Aliás o suco típico de Israel é o de româ? Aliás no Brasil não se toma suco de romã por que, não sei como ninguém teve essa ideia até hoje.

      Agora, entenda uma coisa, cada país com seus produtos típicos. Mas, eu tenho certeza que você sabe disso ou então me responda, no Brasil tem queijo emek? E queijo bulgarit tem? No Brasil tem casa de hummus? E falaffel tem? Tem yerushalami no Brasil? E shakshuka você sabe onde eu encontro no Brasil? E Arussah você sabe se tem? E Arak e Pititim, tem no Brasil?

      E se quiser ler sobre frutas em israel, copie o link abaixo:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/08/mitos-do-brasil.html

      Abraços

      Excluir
  14. Eu comi Oreo em Israel!! Muito bom.
    Comi Doritos também, e achei melhor que o do Brasil. Tem um gostinho mais temperado, não sei definir exatamente. Fui num supermercado na Ben Yehuda st em Tel Aviv, totalmente parecido com o que tem no Brasil. Só tomei um susto quando fui comprar um desodorante da Gilette, por 40 Shekels. Mas daí fiz a conversão e não me assustei tanto! rs

    Comprei vários chocolates daquele que tem uma vaquinha na embalagem, e trouxe uma cerveja Goldstar pra uma amiga apreciadora de cervejas.

    Sem dúvida, agora mais do que nunca, o sonho de morar em Tel Aviv ficou maior! hahaha

    Shalom, e parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É comum alguns produtos parecerem mais temperados em Israel, na verdade é porque aqui tudo tem menos sal ou sódio que no Brasil, então a gente sente mais o sabor do tempero mesmo. E o "chocolate da vaquinha" (são da Ilit) é o meu preferido também. Para dizer a verdade só fui gostar de chocolate mesmo aqui em Israel, não sou muito fã de doce. :)

      Boa sorte com seu sonho! Espero que consiga morar aqui.

      Abraços.

      Excluir
  15. Os chocolates com a vaquinha são da Milka (a marca)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não são não! O chocolate a que ele se refere são da Ilit que é uma marca israelense.

      Excluir
  16. Oi Adriana! (ou devo te chamar de Yaheli? rsrsr)
    Eu sou brasileira e tenho um namorado israelense. Ano passado estive ai por 7 meses e pretendo ir morar em israel no ano que vem. Fiquei muito feliz por saber da existência do seu blog, e realmente muito triste por não o ter conhecido antes..rsrs
    senti falta de varias dicas e detalhes que voce fornece no blog. no inicio foi bem dificil entender como funcionavam as coisas ai, ainda por cima porque essa foi a primeira vez que estive fora do Brasil. Mas o fato é que me apaixonei perdidamente por Israel! amei o povo, a comida, o clima, tudo!
    parabens pelo seu blog e a partir de agora serei fiel seguidora! ;)

    Luisa Meirelles
    luisavozm@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Luisa, tudo bem?

    É, Israel não é fácil no começo, mas ao mesmo tempo que é um país tão diferente é realmente muito apaixonante. Fico feliz que tenha gostado.

    Te desejo sorte e se quiser perguntar algo fique à vontade.
    Um super beijo. :)

    ResponderExcluir
  18. Opa?! Serio? Peguei a marca do requeijao e vou experimentar. Se existe algo que eu realmente sinto saudade de comer eh o tal do requeijao.

    Mas convenhamos, a erva mate que tem aqui eh argentina. Eh um mato velho mastigado e moido :) - nao tem nada como uma boa erva de Venancio Aires :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um Gaúcho por aqui. Legal!
      Seja bem-vindo ao blog!

      Também não gosto muito das ervas que tem aqui, mas ainda é melhor do que nenhuma. :)

      E sobre o requeijão, essa não á única marca de requeijão que tem por aqui, não. Tem um holandês, que eu descobri depois do artigo publicado, que é muito bom também. Mas esse ainda é melhor.

      Excluir
  19. Existe erva de tereré, não de chimarrão?
    Tem problema de se levar erva do Brasil?

    ResponderExcluir
  20. Olá Mirds,
    Existe erva de chimarrão também.

    Com relação a trazer erva, é complicado, poder até pode, mas por se tratar de alimento também podem implicar na alfândega. Mas tente, não vai acontecer nada de mal, no máximo, você terá que deixar sua erva para trás.

    Abraços

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...