terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Adquirindo um Animal em Israel

Talvez esse não seja um assunto primordial para quem está pensando em mudar de país, mas como a gente sabe que quem é vidrado em bicho dificilmente fica sem um animalzinho em casa por muito tempo e como também eu sei que é um assunto que muita gente tem curiosidade, vou tentar mostrar pelo menos o básico.

Estima-se que cerca de 35% da população israelense adulta possua um animal de estimação, o que é um número relativamente baixo em relação a outros países. Tempos atrás eu vi uma pesquisa que afirmava que quase 70% dos lares brasileiros possuem animais de estimação, praticamente o dobro.

Ao meu ver, isso se deve a três fatores, leis rigorosas em relação aos animais, o custo relativamente alto de se manter um pet e talvez o principal, apartamentos israelenses são em geral pequenos.

Os animais mais criados em Israel, pela ordem são: Cães (óbvio), gatos, hamsters, papagaios e cobras.

Sem sombra de dúvida o cachorro é o animal de estimação mais popular de Israel e é também o que enfrenta leis mais rigorosas. Por exemplo, o cachorro é o único animal que possui registro na prefeitura e o único que obrigatoriamente precisa tomar vacina anti-rábica. Sem falar que se seu cachorro morder ou machucar alguém as multas são pesadíssimas, além do que o dono precisa arcar com todas as despesas da pessoa cujo seu cão feriu até que ela se recupere.

Quem faz o registro do cachorro não é o dono, mas sim o veterinário no momento em que o cão recebe a primeira dose de vacina anti-rábica ele recebe um registro. Também é recomendado o uso de focinheiras em qualquer cachorro, independente do tamanho (é verdade que isso nem sempre é respeitado!) e há sim raças proibidas de serem criadas e comercializadas em Israel, são elas, Pit Bull e Bull Terrier em todas as suas variações, Tosa Inu, Dogo Argentino, Fila Brasileiro e Rottweiler (esses são os que eu me lembro agora, o texto é feito de cabeça, tá? mas acho que são só esses). Os cães destas raças que ainda existem em Israel são todos castrados e não podem mais ser importados, a previsão é de que em mais alguns anos eles deixem de existir no país. Eu posso garantir que nunca vi um Rotweiler em Israel, mas Pit Bull tem e muito.

Com relação a gatos as leis não são tão severas o que faz com que gatos acabem sendo animais mais abandonados do que cães. É muito difícil ver um cão abandonado perambulando pelas ruas em Israel, não estou dizendo que seja impossível, mas em regra eles são recolhidos em no máximo 3 dias. Já os gatos, como não são um problema, lamentavelmente, ficam pelas ruas. De tempos em tempos, geralmente no início do verão e às vezes no início do inverno, as prefeituras passam recolhendo grande parte dos gatos, os que tem problemas de saúde são sacrificados, os que estão saudáveis ou tem boas chances de recuperação são colocados para adoção.

Até onde eu sei, os centros de adoção são administrados pelas prefeituras. Porém adotar um animal em Israel é algo que infelizmente acaba saindo mais caro que comprar. Pet Shops em Israel não vendem gato e cachorro (alguns poucos têm autorização para isso), apenas outros animais como peixes, cobras, lagartos e roedores. Portanto não dá para comprar aquele "persinha" baratinho.

Ao adotar um animal você terá obrigatoriamente custos com veterinários, não só para vacinar, mas porque muitas vezes o animal vem com algum problema, sem falar na castração que é um procedimento cirúrgico que tem um custo alto (no mínimo uns 500 shekels, não acredito que se encontre por menos), sem falar nos cuidados pós-operatório. Ao adquirir um animal de raça você paga por ele e ele virá com as duas primeiras doses da vacina, garantia de boa saúde, exames de sangue feito, testado para possíveis alergias, e castrado. Eu sei que é duro, mas é a realidade. Infelizmente, nós somos obrigados a pensar com o bolso.

O meu gato é um British Shorthair, tem pedigree, veio castrado e com uma saúde perfeita, eu paguei por ele com tudo isso 2 mil shekels. Quando você traz um bichinho desse para casa você sabe o que está levando, sabe a personalidade que ele terá e sabe o que esperar. Ele nunca foi ao veterinário, a não ser para tomar a segunda dose da vacina, chegou em casa com 13 semanas, hoje está quase com 2 anos e meio.

Está aí o meu princepezinho em foto e vídeo para quem ainda não conhece (alguém que lê esse blog ainda não conhece ele? rsrs):
Oxford com 2 anos e 5 meses.

Um videozinho da nossa miniatura de pantera

É impossível esgotar esse assunto num único post, em breve tem mais sobre o tema, ok? :)





27 comentários:

  1. Yaheli, eu vi um pit bull mesmo em Joppe, mas estava acompanhado com seu dono que era um artista e morava num daqueles lofts, que tem ali na rua das galerias. Fiquei impressionada com a quantidade de gatos que tem nas ruas em Israel, a começar no aeroporto. Existem lugares onde o cheiro é até muito forte, como perto do tumulo de David. Eles não tem um controle de castração para os gatos de rua ? Como vc sabe amo gatos, vc sabe algo de como são as leis para levar um animal a Israel ? Como funcionaria ? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não escrevi sobre isso nesse post para não ficar muito grande e já ficou enorme, né? rsrs.

      Muita gente me pergunta isso e eu até sei mais ou menos, mas vou ver direitinho para também não escrever besteira.

      Tem lugares com muito gato de rua mesmo, mas você só sente cheiro no verão, é mais ou menos na época em que eles recolhem, justamente por causa disso.

      Olha, até onde eu sei não tem nenhum programa de castração para gatos de rua, claro que também aqui existem protetoras e algumas ONGs independentes que castram, levam ao veterinário, mas só quando sabem que alguém irá ficar com ele.

      Pelo menos em Israel, a rua não é tão malvada com eles. No verão, muita gente põe água nas portas dos prédios e das lojas e muita gente, mas muita gente mesmo alimenta gatos de rua.

      Queria falar sobre isso, mas não teve espaço, mas logo logo faço outro post sobre o assunto, tá?

      Beijo

      Excluir
  2. Yaheli,
    Que incrivel o Oxford andando de skate!!!!! Maravilhoso!
    Estou finalmente em Israel. Os primeiros meses são muito dificeis pois existem um monte de previdencias a serem tomadas, mas mesmo assim estou muito feliz em Kfar Saba.
    Sempre tive gatos e estou sentindo muita falta de ter um em casa. O meu problema é quando viajar. No Brasil existe sempre um petshop que tem um hotelzinho, ou algum amigo que se oferece pra cuidar. Aqui em Israel notei que os gatos são muito mal amados. Entre os amigos e familia ninguem se ofereceria pra cuidar.
    Alguma sugestão pra mim?
    Depois escrevo em private contando minhas aventuras aqui... he he
    beijo
    Ahuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ahuva,

      Que bom saber que está mesmo por aqui. De fato os primeiros meses são os piores, mas logo logo as coisas se acertam.

      Em Israel existem duas opções, ou você deixa num hotelzinho de gatos (existem vários, mas a maioria fica mesmo em Tel Aviv) ou você contrata uma baby sitter de gato, que seria uma pessoa para vir na sua casa olhar o gato, limpar a terrinha, trocar comida e água, na frequência que você acertar com ela.

      Tanto o hotel, quanto a baby sitter saem na faixa de 35 a 50 shekels, a diária.

      Eu particularmente acho que vale mais a pena a baby sitter só pelo fato de não ter que tirar o bichinho de casa, mas é uma questão de opção.

      E quando tiver um tempo me escreva sim, vou adorar saber como andam as coisas.

      Um super beijo :)

      Excluir
  3. Yaheli, este seu Blog é realmente elucitativo para tudo e principalmente para as coisas mais práticas. Continue assim. Parabéns. Seu Gato é realmente lindo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ya , sim é verdade sabe que eu senti isso mesmo ? Não vi nenhum gato na rua matratado , todos gordinhos e muito bem limpinhos. Sim tbem vi muitos potinhos de agua e algumas cobertinhas, eu até tirei foto disso lá na cidade velha. Já sei no que vou trabalhar quando eu for definitivamente pra Israel... Baby Sitter Felino rsrsr vou amar. Eu senti tbem que os Israelenses não tem problemas com os gatos de rua né ?não vi ninguem se esquivando deles e nem espantando. bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, se você for mesmo seguir a profissão, já tem uma cliente garantida. Porque o mais difícil é a gente confiar, né? Tenho medo de viajar, deixar alguém tomando conta dele e a pessoa bater, machucar ou fazer qualquer maldade com ele. Só de pensar fico louca.

      Sempre que viajamos ele fica sozinho mesmo. Mas, desde que ele chegou nunca ficamos mais de 4 dias longe. Quando chegar a hora de fazer uma viagem longa mesmo não sei como será.

      Excluir
  5. Oi Yaheli!! Você sabe os procedimentos para levar um animal de estimação para Israel ? Seu gato e lindo !!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane,
      Eu nunca trouxe um animal de fora para cá. Mas, até onde eu sei, não tem muita diferença de transportar para qualquer outro país do mundo. O animal tem que ter carteira de vacinação internacional, estar com as vacinas em dia e o ok do veterinário para viajar. Em regra não tem maiores transtornos, só que como em qualquer país, mesmo com tudo certo, se alguém na imigração cismar com qualquer coisa seu bichinho pode ficar retido para quarentena. Mas, vou ver se existe algo a mais a respeito do assunto, tá? Beijos.

      Excluir
  6. Oi Yaheli !! Obrigada !!Alem disso Como estou fazendo Aliah e umas amigas disseram q ja viram pessoas levando ! Mas n agencia falam que nao aceitam animals na absorcao!? Vc conhece alguem que levou e Ficou la ?!Como fizeram? Mesmo assim obrigada mesmo pelas informações !!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só,muita gente faz aliah com um bicho, mas para ir direto para um apartamento alugado ou para a casa de alguém.

      Se você for ficar no Mercaz HaKlitah (centro de absorção), esquece vir com um bicho. Se a Agência Judaica souber vai cancelar sua estadia aqui e se não souber e você chegar no mercaz com um animal das duas uma ou não vão te deixar ficar, ou vão te deixar ficar e vão mandar seu bicho para o centro de zoonose. E se bobear você ainda ganha uma multa.

      Se você vai ficar no Mercaz (centro de absorção), ou você deixa seu bicho no Brasil até alugar um apartamento por aqui e depois pede para alguém enviar, ou tenta encontrar alguém aqui em Israel que se disponha a ficar com ele pelo tempo que você for ficar no Mercaz (obviamente mediante remuneração) ou coloca num hotelzinho pelo tempo que for preciso. Mas, honestamente, o que você vai pagar de hotel é mais barato alugar um apartamento.

      Às vezes a gente sente falta, mas Infelizmente, Israel não é país do jeitinho.

      Excluir
  7. Fiquei pensando no seguinte : e os aquarios ?
    Aquarios não ocupam muito espaço em apartamentos pequenos,claro,depende do tamanho do aquario.
    Por outro lado,imagino que aquario de agua doce não deve ser comum em Israel,o contrario daqui do Brasil,deve ter mais de agua salgada,que geralmente são mais caros.
    O que vc acha ? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi! Por que você acha que aquários de água doce não são comuns em Israel?

      Bem, eles são sim.

      Do mesmo jeito que no Brasil o aquário mais comum de Israel, mais fácil de montar e mais barato é amazônico, PH 6,5 e depois disso eu diria que é africano de PH 7,5, também de água doce.

      Ah! e os betas obviamente, também são uma opção para quem tem pouco espaço e pouca paciência para cuidar de aquário.

      Eu tive aquário por uns 8 anos no Brasil, então quando cheguei aqui, de cara o primeiro pet shop que entrei me impressionou muito pela variedade e a quantidade peixes diferentes e de produtos para aquário que existem por aqui.

      E não é tão caro manter um aquário, nem de água doce e nem de água salgada (claro que salgado é mais caro!).

      Eu até pensei em ter aquário de novo, mas só de lembrar do trabalho e dos acidentes que vez por outra acontecem, eu desisti. Mas para quem curte aquarismo e animal exótico, Israel é um paraíso.

      Vou escrever sobre isso qualquer hora dessa. rsrs.

      Excluir
  8. Yaheli Obrigada pela dica!! Se puder ,conte um pouco sobre o estudo, escolas , desde o gan ! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, isso eu vou ficar devendo.
      Porque não estudei aqui e não tenho filhos, o que eu sei é apenas pela boca dos outros, então não tenho muita certeza de como as coisas são. Só conheço de teoria mesmo. :(

      Excluir
  9. shalom Yaheli,amei ver o teu gatinho andando de skate,muito original.Eu tinha um gato que comia na minha mão e eu o amava muito mas envenenaram ele e eu sofri tanto que nunca mais quis ter outro e agora olhando o Oxsford me deu saudade de ter outro gato . quem sabe?Amo o teu blog, leio tudo e fico conhecendo um pouco mais deste lugar que amo tanto.beijos. Carmen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento pelo seu gatinho, de verdade mesmo!
      Mas pega outro sim, eles deixam a casa e a vida da gente muito mais alegre e completa.

      Beijo

      Excluir
  10. Lindo seu gato, a pose dele é um barato!!! Eu comprei meu York ,o Brownie, aqui em Israel, ele nao veio castrado mas veio vacinado e com veterinario recomendado pela dona dos cachorrinhos. Eu adoro o veterinario dele, muito querido, eles colocaram um chip nele, isso eu achei legal porque tem todas as informaçoes nossa. Vi que perguntaram sobre hotel, eu tbm ja deixei ele num hotelzinho e nao tive problemas, fica em Naaria e é onde o veterinário deixa os animais dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o chip é legal mesmo! O meu não veio chipado, não. Eu até estou querendo chipar ele, mas me dá uma peninha tirar ele de casa prá isso. rsrs

      Excluir
    2. Kelipris, pode me indicar o veterinário e onde é possível comprar filhotes de york em Israel ? Meu primo deve se mudar para aí e a esposa dele prometeu à filha que compraria. Obrigada !

      Excluir
  11. Shalom Yaheli.
    Realmente Israel é o local dos milagres ... afinal eu nunca tinha visto um gato andar de skate ... ainda mais por tentativa e erro.
    Parabens pelo blog (passou dos 40 mil acessos) e parabens pelo belo bichano, inteligente, fofo e bonitão ... srssrsrsr
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que eu levei um susto com isso, né? Eu fiquei dois dias sem acessar o blog, quando voltei tinha passado muito dos 40 mil.

      Eu pensei que não ia ter muito acesso por causa do Carnaval, já que fim de semana e feriado sempre diminui. Mas enfim, acho que a internet está dando mais ibope que o Carnaval.

      E o Oxford, acho que já está andando melhor que eu! rsrs.

      Excluir
  12. Eu sou marcia nickless, vivo no E.U.A, adoro passear pelos blogs, um deles eh o seu. Ainda mais com este fofucho, lindo. Amo animais, tenho 1 gata Nina, 1 coelho muito fofo, chamado Fluffy ( que meu marido teima em chama-lo Bernardo) tenho muita divercao, sao muito gosrozos. Sou sua leitora assidua! Um grande abraco, muito obrigada por dividir conosco sua vidinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,
      Eu é que agradeço o carinho. :)

      Ah! Fala para o seu marido que Bernardo e Bianca são nomes de ratinhos, não de coelhos. rsrs.

      Beijo

      Excluir
  13. Oi Yaheli,

    Eu vi teu topico sobre animais de estimação, eu estou fazendo no momento meu processo de aliah, todavia eu queria saber sobre aquarios, eu sou entusiasta, tenho 3 aqui em casa, eu queria saber se tem lojas de aquario?

    outra coisa que eu queria saber é sobre lazer em Israel, por exemplo eu gosto muito de pescar, eu vi que tem pesque e pague, mas queria saber outros locais( não necessariamente ralacionado a pesca) voce tem alguma dica?

    obrigado,
    Daniel Sabbá

    ResponderExcluir
  14. Olá Daniel,

    Sobre aquários, não se preocupe você vai encontrar de tudo aqui, para aquário doce e salgado, tudo que é tipo de produto. Se você gosta mesmo de aquarismo, se prepare para babar bastante, porque aqui tem peixe de todas as partes do mundo e possibilidade viável de recriar qualquer ambiente.
    Claro, como no Brasil, o aquário mais barato de montar é o amazônico, PH 6.5, mas aqui você monta o aquário que você quiser fácil, não vou dizer que é super barato, mas com certeza mais barato que no Brasil é.

    Eu tive aquário por 8 anos, no Brasil. Sei que a gente baba nos produtos que no Brasil têm que ser importados ou que só vende numa única loja em algum bairro qualquer bem longe de onde vc mora e aqui vc acha em qualquer pet shop na esquina da sua casa.

    Sobre pesca, bem Israel quase inteiro é banhado pelo Mar Mediterrâneo, depois disso tem o Mar da Galileia e em Eilat tem o Mar Vermelho. Lugar para pescar é o que não falta.

    Agora sobre lazer é difícil, tem tudo que você puder imaginar, cinema, teatro, boite, museus, lugares turísticos para conhecer, parques, lugar para fazer piquenique, para acampar. Muito vasto isso, com certeza tem muita coisa que não me ocorre agora.

    Abraços

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...