terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Apartamentos Israelenses

Se tem uma coisa que realmente as pessoas têm curiosidade é em saber como são os apartamentos israelenses.

Lamento decepcionar a grande maioria, mas pelo menos na aparência os apartamentos de Israel são idênticos aos apartamentos de qualquer parte do mundo.

As pequenas diferenças ficam mesmo por conta de alguns detalhes na construção.

A começar é claro pela questão da proteção anti-bomba. Nas construções feitas a partir de 1991 todos têm abrigos dentro do próprio apartamento, nos construídos anteriormente a essa data, os abrigos são no prédio (podendo ser subterrâneo ou embaixo das escadas), mas mesmo nas construções mais antigas os apartamentos israelenses são todos reforçados em suas lajes e normalmente sempre há um lugar mais seguro dentro do apartamento, normalmente o banheiro ou algum corredor da casa.

No caso do meu, o hall de entrada é área mais protegida, como acho que dá para perceber pela grossura da laje:

Alguns dizem que essa proteção é feita por um bloco de concreto maciço, outros dizem  que  o concreto é preenchido com placas de aço, enfim não sei. 
A proteção também fica por conta das portas. Quase 100% dos apartamentos de Israel possuem esse tipo de porta:


Essas portas são extremamente grossas e pesadas em relação às portas normais, além de possuírem essa espécie de engate que ultrapassa a linha do trinco (todas têm esse trinco quádruplo). Esse engate entra no batente e faz uma espécie de vedação na lateral, impedindo, por exemplo, que a porta possa ser arrombada por um pé de cabra ou ainda dificultando que o deslocamento de ar provocado por uma explosão estoure a porta. As portas e os batentes são geralmente de aço, no caso da minha, ela é de aço por dentro e revestida de madeira por fora, só por uma questão de acabamento.

Outra característica bem marcante em apartamentos israelenses é que os interruptores de luz ficam do lado de fora de locais que passam água, portanto na parede de fora do banheiro e da cozinha.


Aliás banheiros israelenses também não costumam ter tomadas. E por falar em tomadas, em Israel as tomadas são todas 220 volts e são todas nesse padrão.


Sim, as cozinhas possuem tomada, porém uma coisa que intriga todo mundo que chega por aqui (pelo menos vindo do Brasil) é:

Cozinhas israelenses não têm ralo. Mas e se estourar um cano ou tiver um vazamento? Aí você terá a oportunidade de se exercitar secando o chão com pano. Aliás acho que esse é um bom conselho para se dar, tenha sempre panos de chão em casa.

Mas os banheiros não têm ralo? Sim, os banheiros têm ralo, mas por não terem box, a grande maioria dos banheiros tem um pequeno degrau na porta, portanto, acredite, panos serão bons companheiros em caso de emergência.

Os banheiros não tem box? Pois é, não é propriamente uma regra, eu diria que é algo que varia um pouco de região para região. Mas o padrão é que o banheiro seja um retângulo único, sem nenhuma divisão entre onde começa o box e onde começa o "resto do banheiro".

Na região norte, a configuração dos banheiros costuma ser um pouco diferente, por aqui os banheiros normalmente possuem box e não possuem esse degrau que os separa do resto da casa. Mas, como ralo fica "preso" dentro do box, também não dá para usá-lo caso algo aconteça na cozinha.

E outra coisa que apartamentos israelenses, normalmente, não possuem é área de serviço e nem tanque, portanto você tem a opção de ter uma máquina ou levar sua roupa para uma lavanderia. E, no melhor estilo europeu, caso você tenha uma máquina de lavar, esta máquina ficará na cozinha ou no banheiro.

E para secar a roupa é a mesma coisa ou você terá uma máquina de secar ou um varal desses de pé que ficará na cozinha ou no banheiro. No verão até dá para usar um varal pelo lado de fora da janela, mas no inverno isso é praticamente impossível, por causa das chuvas, da umidade e dos fortes ventos.

Como dá para ver, a minha máquina fica na cozinha. Em geral, as cozinhas já são projetadas com o espaço e conexão para a máquina.
Sim, mudar de país requer adaptação a todos os atos da sua vida, mesmo aos mais irrelevantes.




10 comentários:

  1. olá Yaheli, seus posts sempre são interessantes e cada vez mais você vai nos dando vontade de conhecer Israel . Quem sabe !?! E um coisa sempre me deixa curiosa é sobre o cenário musical de Israel , um dia conte nos sobre a música israelense , os artistas pop/rock etc ... Israel é muito interessante ! um abraço Parabéns pelo blog .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me pediram isso.

      Vou ver se faço, tá? :)
      beijos e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
    2. Música contemporânea eu indico Shiri Maimon e Kobi Aflalo ! Excelentes !

      Ha já ia esquecendo, parabens ! passou dos 30 mil, aliás passou das 31 mil visitas.

      Continue assim, avante e para o alto.

      Shalom;
      Gabriel

      Excluir
  2. Shalom Yaheli.
    Excelente post !
    Pelo visto ao se tomar banho, molha-se todo chão do banheiro ... rsrsr ... ai só usando um rodo de borracha ? Ou existe outra solução ?
    Nos noticiarios daqui (sempre colocam Israel com noticias catastróficas) dizem que neva muito e acompanhado de chuvas dignas de um diluvio, um verdadeiro caos. Não sei se é assim pra tanto ... qual sua visão disso ?
    Shalom;
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Verdade verdadeira! Israel ficou dias submerso, o país praticamente parou por causa das chuvas e agora está nevando e muito. Dois dias atrás eu até filmei o começo da tempestade de neve aqui em Nazaré. Neste dia chegou a fazer -1ºC com sensação térmica de -8º.
      É que eu coloquei primeiro na página do facebook e o vídeo já está no youtube, mas o próximo post será sobre o inverno em Israel (amanhã ou hoje ainda eu posto).

      Abraços.

      Excluir
  3. olá Yaheli, ouvi dizer de até mesmo judeus que essa chuvarada toda ,claro, apesar de transtornos foi na verdade muito bem vinda . Já aqui na mídia isso saiu como uma tragédia da falta de infra estrutura como as chuvas que caem aqui em São Paulo e Rio de Janeiro , um absurdo ,lógico o que a mídia coloca né . Amo Israel , abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Bem, não sei exatamente o que disseram no Brasil sobre as chuvas aqui em Israel, mas de uma certa forma a própria mídia daqui também criticou pesado o governo. Foi praticamente uma semana de caos. A diferença é que por aqui as pessoas não ficam desabrigadas e não morrem soterradas porque não existem casas construídas em encostas ou favelas, mas chuvas fortes são um transtorno em qualquer país do mundo.
      Acabei de fazer um post sobre o inverno em Israel, dê uma lida, talvez clareie as suas ideias sobre o assunto.

      Abraços

      Excluir
  4. shalom yaheli,amei ver estas fotos e videos que fizestes.Ysrael é o pais mais lindo que já vi.fico olhando o teu blog e sonhando em poder um dia estar aí,mas por enquanto é só sonho.muito obrigado por postar,eu leio tudo.abraços.carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Sonhos às vezes viram realidade, né? Quem sabe o seu não vira?

      beijo

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...