quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hanukkah

O Hanukkah ou Chanukkah (não importa como escrevam a pronúncia é a mesma "rranucá"), costuma ser traduzido como o Festival das Luzes e, embora essa expressão costume remeter muita gente a ideia de luzes urbanas, esse nome se deve ao fato de que na época da reconstrução do segundo templo (Séc. II A.C.),  só restava um pouco de azeite para iluminar o altar, essa quantidade de azeite bastaria para um único dia e seriam necessários 8 dias para que fosse produzido mais azeite, porém o azeite durou os 8 dias necessários, o que obviamente pela tradição judaica é considerado um milagre e por causa desse milagre, passou a se comemorar essa data.

O Hanukkah não é um feriado, mas é uma festa que dura 8 dias. Na minha opinião é a festa mais alegre e mais bonita da tradição judaica. Algo muito parecido com o nosso natal, onde as famílias se reúnem e não tem muito ar de festa religiosa, apenas de confraternização e descontração.

O Hanukkah costuma ocorrer entre o fim de novembro e o início de dezembro, este ano as comemorações vão de 08 de dezembro a 16 de dezembro.

Durante todos os dias de Hanukkah se acende uma vela num candelabro especial de 9 braços que se chama hanukiah. Todo dia, cumulativamente, se acende uma vela (da direita para esquerda) além da vela que está no lugar mais alto ou maior do candelabro, até que no 8º dia se acendem as 9 velas.

Para ficar mais claro uma foto do nosso Hanukiah no segundo dia do Hanukkah.


O alimento mais típico de Hanukkah é um doce chamado sufganyah, que nada mais é que o nosso sonho, sem nenhuma modificação na massa. A diferença fica mesmo por conta do recheio que se coloca em outra posição e o mais tradicional é o de geléia de frutas vermelhas (normalmente morango, mas pode ser misturado), mas hoje em dia já se encontra de vários sabores, na foto abaixo se pode ver bem isso.


Mas a estrela da festa é mesmo o hanukiah e o Israelense é sempre muito criativo na hora montar o seu. É muito comum nas escolas, quando vai se aproximando a data do Hanukkah as crianças fazerem seus próprios hanukiot (plural de hanukiah), então também faz parte das comemorações de muitas famílias ter um hanukiah diferente ou original em casa.

Alguns exemplos tirados da internet. Alguns foram tirados do site Café Mouse, quem quiser ver mais têm vários outros muito lindos lá. Outros foram tirados de outros sites os quais não me lembro.

Preciso dizer que esse é o meu preferido? rsrs.









Esses são modelos tradicionais:

Esse é da Goldstar que é uma famosa marca de cerveja israelense (muito boa diga-se de passagem) e foi retirada da página deles no facebook.

Esse é de um kibbutz que visitamos recentemente, feito com legumes produzidos lá:

E por fim, esse que eu acho muito emblemático, que está no shopping Big Fashion, aqui em Nazaré, e que junta duas tradições (cristã e judaica) num mesmo espaço. Lembrando que Nazaré é uma cidade de maioria árabe e cristãos em Israel são geralmente árabes.



*Tirando as fotos que tem a marca d'água do blog, portanto são minhas, todas as outras foram retiradas da internet.


13 comentários:

  1. Bacana seu post , tenho aprendido muito sobre o viver em Israel grande país , a festa deve ser muito linda . abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Realmente é uma festa muito bonita.

      Abraços

      Excluir
  2. Yaheli, Tenho certeza que você acaba de tirar a dúvida de muita gente. Você, Você foi primorosa na sua explanação sobre o Hanukkah.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que post bacana!!!
    Mas, fiquei com uma dúvida: essa vela se acende durante o dia? E fica o dia e a noite todas acesa? Até completar as 8 velas todas acesas???
    Desculpe, não sei se fui clara o suficiente pra vc entender minha dúvida... rsrsss
    Vc adora gato, né?! hehehee ;)
    Eu tenho uma curiosidade tbm: vc é judia? E seu marido é judeu???
    Um bjo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog pras Meninas! Acabei de perceber que não sei seu nome! :(

      Na verdade, são 9 velas, 8 que representam os 8 dias e mais uma que fica no lugar mais alto que é a vela que, simbolicamente, serve para iluminar as outras, você acende a vela ao cair do sol, a partir da primeira estrela no céu você já pode acender.

      As velas duram mais ou menos 40 minutos/1hora. Então no primeiro dia você acende a vela mais alta e a primeira da direita, no segundo dia acende novamente a vela mais alta e a primeira e a segunda da direita e assim sucessivamente, até que se complete as 9. No total são 45 velas e a gente já compra os pacotinhos do tamanho certo e com a quantidade certa. Entendeu? ;)

      Meu marido e eu nascemos e fomos criados no Rio de Janeiro, nós dois somos judeus, não praticamos a religião, mas morando em Israel aprendemos a gostar de algumas tradições.

      E sim eu amo gato, de paixão! =^.^=

      Beijão.



      Excluir
  4. Desculpe incomoda la mas só pra tirar uma dúvida minha , é uma festa de carater historico ou religioso ? obrigada abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      É uma festa de caráter religioso, mas diferente da maioria das festas judaicas tem muito mais ar de confraternização do que de religião, mais ou menos como o Natal no Brasil, para a maioria das pessoas.

      E eu não me incomodo em responder nada não, pode perguntar sempre que quiser. :)

      Abraços

      Excluir
  5. simplesmente amei seu blog , vou ter que tirar ferias pra ler tudo.. passarei por aqui muito tempo mocinha ...

    ResponderExcluir
  6. Shalom Yaheli.Teu blog é tudo de bom para quem,como eu ama Israel.Tẽm sido um ótimo aprendizado e eu fico querendo saber mais.Vou me apresentar ; meu nome é Carmen e eu moro no Rs ao lado de porto Alegre,uma cidade chamada Eldorado do Sul.Se tu puderes falar sobre se existem comunidades cristãs em Nazaré e como vivem eu vou ficar grata.Beijos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen, tudo bem?

      Me diz uma coisa, o que você chama de "comunidades cristãs"? É que eu não sei se entendi bem o termo.

      A população cristã em israel é quase 100% de origem árabe e em sua imensa maioria são católicos (católicos apostólicos romanos e católicos ortodoxos).

      Existem sim igrejas evangélicas em Israel, mas ao que me parece são poucas e eu confesso que não sei muito a respeito delas.

      O que eu sei, é que todos os evangélicos que conheci vieram para Israel porque são também judeus, ou seja, são judeus de origem, mas são convertidos a igrejas evangélicas.

      Mas você me perguntou como eles vivem? Em que sentido? Desculpa, mas eu não entendi mesmo a sua pergunta.

      É porque não existe nenhum tipo de segregação em Israel, tipo católicos vivem de um jeito e judeus vivem de outro, isso não existe. Vivem todos juntos, claro que alguns usam roupas características de determinada religião (mas isso é uma grande minoria).

      A verdade é que a população israelense vive toda misturada e, em regra, não dá para dizer, esse é muçulmano, aquele é judeu ou católico.

      Eu peço desculpa mais uma vez, porque eu não sei se eu consegui compreender o que você quis dizer.

      Bem, se não foi isso que você perguntou, tenta deixar sua pergunta aqui de outra forma, se eu puder responder, farei com o maior prazer.

      Beijos.

      Excluir
  7. Olá Yaheli!!! Há uns meses atrás te escrevi quando estava aí passando férias na casa dos parentes(em outubro), falando da minha vontade de ir morar em Israel... Olha só a "coincidência"... Eu entrei como anônima, assinei somente como CláudiaZ, e postei um longo comentário pra você no dia 10 de outubro, às 12:11 (você poderá achá-lo em seu blog). Agora, 2 meses depois, reconheci sua foto ao lado de seu marido, Dan Berlinski no meu perfil no LinkedIn, como uma das pessoas que viu o meu perfil nestes últimos dias!!! Caramba, ele viu o meu perfil no meio de milhões outros!!! Justamente num momento da minha vida em que aquele sonho pode ser realizado. Não costumo desprezar "sinais", "evidências" ou "coincidências" como estas. Será que vocês podem me adicionar à rede de vocês no LinkedIn? Como eu costumo verificar o perfil de quem me visitou, meu perfil estará registrado no dele como visitante também. Vocês se incomodariam de me adicionar?

    Muito obrigada e um feliz ano novo para vocês, tudo de bom!!!

    CláudiaZ

    ResponderExcluir
  8. Participe do nosso blog

    http://tradshop.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...