quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fim de Ano em Israel

Acho que esse vai ser o único post que eu vou fazer sobre algo que verdadeiramente não existe. rsrs.

É sério! Israel é um país judaico e constituído em bases judaicas, embora exista liberdade de culto não faz parte da cultura israelense comemorar Natal, nem Ano Novo (ano novo cristão-ocidental).

Claro que Israel possui uma considerável população de origem cristã, além de ter uma forte influência ocidental, o que faz com que o Natal e o Ano Novo façam parte dos noticiários nessa época do ano, mas é só!

Obviamente que aos cristãos é garantido o direito ao seu feriado religioso, como ocorre também com os muçulmanos no Hamadan e em outros feriados religiosos de qualquer religião.

Porém não existe em Israel aquele famoso "clima de fim de ano", correria, compras, festas, fogos, nada disso. O fim do mês de dezembro se dá do mesmo jeito que o fim do mês de abril ou de outubro por exemplo. Nada muda, não é feriado, não tem festa, nada.

Exceção que só se vê nas cidades com população árabe de origem cristã, como Nazaré e Jerusalém, por exemplo, que costumam fazer paradas de Natal e colocar Papais Noéis nas ruas no dia 24, além de enfeitarem lojas e ruas durante todo o mês de dezembro, mas não é feriado.

Apenas os comerciantes de origem cristã não abrem seus comércios nestes dias.

Além disso, por Israel ser um país de imigrantes é comum que muitas famílias, mesmo que de origem judaica comemorem o natal, montem árvores, façam sua festinha na virada do ano (fato que é muito comum, principalmente entre imigrantes russos e latinos), mas é mais ou menos como festejar um aniversário, porque não é feriado e o dia seguinte é dia normal de trabalho/escola.

Então para quem vive me perguntando como é passar o fim de ano em Israel, eu diria que é mais ou menos como passar o Carnaval na Suíça.

Natal é uma coisa tão pouco compreendida em Israel que não são poucos os israelenses que confundem Papai Noel com Jesus Cristo.

Está aí um vídeo gravado em Jerusalém que mostra bem isso (em inglês): A pergunta feita no vídeo é "você acredita em Papai Noel?" Em determinado momento você vê que o próprio repórter não sabe a diferença entre Papai Noel e Jesus Cristo. Não faz parte da cultura israelense, é como se alguém perguntasse no Brasil você acredita na Deusa Lakshimi, em Ganesha ou em Buda? Você pode até já ter ouvido falar, mas provavelmente não sabe muito a respeito.



Mas, como para nós que fomos criados no Ocidente sempre haverá fim de ano e ano novo, este vai ser o último post do ano e eu quero aproveitar para agradecer o carinho de todo mundo comigo e com o blog.

Quando eu decidi fazer esse blog eu esperava 30 ou 40 visualizações por mês (incluindo as minhas rsrs) e na verdade o blog tem uma média de 200 visualizações diárias, cerca de 6 mil por mês.

E com isso, eu conheci muita gente interessante, fiz amigos super legais que eu espero conservar no próximo ano, aprendi muito, consegui ajudar muita gente "perdida" em Israel ou a caminho de se perder por aqui e quase 100% do retorno que eu tenho de vocês é muito positivo. Vocês são minha melhor terapia!!! rsrs.

Assim sendo, eu queria agradecer a todo mundo que passa por aqui, tanto aos que deixam comentários  e sugestões (sempre muito válidas) quanto aos que só leem e não escrevem nada, eu entendo e sei que vocês estão aí e isso já me deixa muito feliz. :)

E podem aguardar que no próximo ano o blog vem com muitas novidades.
Não deixem de curtir a página do blog no Facebook:

Um excelente fim de ano para todo mundo e que 2013 seja um ano incrível para todos nós!!!



26 comentários:

  1. Pra vcs tbem ... um feliz ano novo ! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Shalom Yaheli.

    Vejo que ultrapassou as 26 mil visitas, desejo de coração que faça mais sucesso ainda em 2013.

    Da minha parte só tenho a agradecer por você e pelo seu blog, pois as informações que nos traz são muito úteis.

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel,
      Muito obrigada!

      Pensei em você ontem. Estou fazendo alguns posts com base nas nossas conversas.
      Dois devem sair logo no início do ano. Já estão prontos só não programei a data ainda.

      Abraços

      Excluir
    2. Shalom Yaheli, sou eu de novo.

      Aqui nesses dias tá fazendo um calor tipico de assadeira de frango, bate uns 42° com sensação térmica de 50°.

      E como é a temperatura ai do verão de Israel ?

      Sabe dizer qual o pico e qual local é mais quente ?

      Por falar nisso ... ai em Eretz tambem tem essas assadeiras de frango giratórias ? srsrsrsrsr

      Shalom Gabriel

      Excluir
    3. Eu já fiquei sabendo do calor aí! Para dizer a verdade achei assustador isso. rsrs

      Olha, é difícil falar na temperatura de Israel de modo geral, porque aqui de uma região para outra muda muito. Mas, eu nunca peguei mais de 40ºC aqui. Até tem regiões tipo mar morto e Eilat que chegam aos 40ºC, mas do Norte até Tel Aviv não costuma passar muito de 35ºC, não.

      E assadeira de frango que você diz, daquela tipo televisão de cachorro? Ter até tem, mas não é muito comum, até porque frango assado não é algo muito típico daqui. Na verdade só se vê essas assadeiras nos supermercados russos e em um ou outro restaurante de tradição árabe.

      Excluir
    4. Shalom Yaheli, sim isso mesmo ... televisão de cachorro ... srsrsrsrsrrsr

      Bom, então o clima ai no verão não é tão hostil assim como dizem, a não ser que a sensação termica em Israel seja igual ou pior que no RJ.

      Pra piorar aqui no Brasil, dizem que daqui pra frente teremos apagões constantes na parte elétrica e inclusive alguns até já falaram de falta de água, mas já não imagino o porque disso.

      Israel tambem tem sofrido com isso nos ultimos anos ? Falta de água, energia ou outra coisa qualquer ?

      Shalom;
      Gabriel

      Excluir
    5. Então as temperaturas no verão de fato não são super elevadas e a sensação térmica no verão é bem próxima da temperatura real, o problema do verão é que ele é muito seco e isso faz com que muita gente passe mal.

      As pessoas se preocupam muito com a temperatura em graus, mas na verdade há outros fatores a serem consideradas como sensação térmica, vento e umidade. Isso faz muita diferença. O verão em Israel é brabo! Acostuma-se, mas é duro no começo.

      O clima é tão seco que você não consegue nem suar.

      E o inverno é frio e úmido. E no inverno sim a sensação térmica é mais distante da realidade. É super comum estar fazendo 10ºC/12ºC e a sensação térmica ser de 1ºC ou -1ºC.

      O clima de Israel é inóspito, tanto no verão, quanto no inverno, mas seja como for, eu prefiro o inverno! rsrs

      Excluir
    6. Ah! E não, Israel não tem problema de abastecimento nem de água, nem de luz. Só para começar Israel é líder em tecnologia de dessalinazação de água e em utilização de energia solar. Mas eu vou escrever sobre isso em breve. Aguarde!!! rsrs.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá Yaheli, eu agradeço pela sua iniciativa de fazer esse blog ! É esclarecedor e sempre esclarece nossas curiosidades.
    Vou a Israel em fevereiro, e com sorte encontro sua família ( inclusive o famoso Oxford, rsrsrsrs ).
    Um prazer te conhecer ! B"H
    Com simpatia, Isaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Isaque.

      Torço para que você goste realmente de Israel. Na verdade, a primeira vez que você pisa em Israel é um momento único, mágico e indescritível, você vai ver!

      E já sabe, né? Qualquer coisa me escreve, tá?

      Abraços

      Ah! O Oxford adora conhecer gente nova! rsrs

      Excluir
  4. Ola yaheli!! Adorei seu blog, esta sendo muito util p mim!! Pois, Estarei fazendo Aliah em marco, e pesquisando na Internet descpbri seu blog, e gostei! Todos os Dias entro para saber se tem alguma informacao interessante! Um Otimo ano p vc tb!! Um grande beijo Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane,

      Boa sorte no seu Aliah e seja muito bem-vinda à Israel.

      Beijos.

      Excluir
  5. Seu blog é ótimo e nos ajuda a tirar dúvidas e matar curiosidades sobre Israel, fora que você é um amor de pessoa. :) Espero ver ótimos posts ano quem vem.

    Um excelente 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      E o primeiro post do ano é uma sugestão sua. Acho que dia 1º eu coloco, máximo dia 2.

      bjs.

      Excluir
  6. Olha, taí não sabia que em Israel o ano novo não é comemorado como o de nós ocidentais. Vivendo e aprendendo...
    Mas tem o ano novo judaico, não tem? E esse é comemorado, com festa, feriado???
    E vc já se acostumou em não comemorar o ano novo no fim de dezembro?
    O natal eu imagino que vc não comemore já que é judia, né?!
    Bom, minha querida eu desejo pra vc e sua família um ano novo MARAVILHOSo com todos os seus sonhos realizados!
    Super bjo e até 2013! Seu blog foi uma ótima surpesa pra mim em 2012.
    Ahhhh, curti o blog, lá eu tô com meu nome mesmo: Livia!
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia!!!

      Sim, tem o ano novo judaico, e sim tem festa e é feriado mas é uma comemoração diferente, é um momento mais de introspecção, não se comemora da mesma forma. não tem fogos, nem essa agitação toda dos réveillons tradicionais.

      Agora eu fui criada no Brasil, portanto para mim existe sim Natal e Ano Novo em dezembro. Então pode não existir uma festa enorme organizada na rua, mas em casa nós comemoramos sim.

      Para dizer a verdade, eu sou apaixonada pelo Natal e independente de judaísmo (que eu não pratico) na minha casa sempre existiu natal e ano novo e para mim sempre vai existir.

      Um excelente ano para você e sua família também.
      bjs.

      Excluir
  7. Ola Yaheli. Nossa como foi bom descobrir o seu blog. Na verdade, eu estava realizando um estudo referente a relações internacionais e encontrei o blog, e achei-o maravilhoso!!
    Parabens pela otimo blog e pela visão privilegiada!
    Um abraço,
    Marley

    ResponderExcluir
  8. Shalom Yaheli, você falou:- população árabe de origem cristã, como Nazaré e Jerusalém, por exemplo. como assim Jerusalém têm mais árabes de origem cristã do que judeus? então que cidades de Israel têm mais judeus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frase é: "Exceção que só se vê nas cidades com população árabe de origem cristã, como Nazaré e Jerusalém, por exemplo"

      Onde você viu essa comparação com o número de judeus?

      Eu disse apenas que existe uma considerável população de origem cristã, não comparei com o número de Judeus.

      Nem nas cidades árabes de Israel, existe maioria de cristãos, os árabes-israelenses são em sua maioria muçulmanos.

      Quase todas as cidades de Israel tem maioria de judeus, inclusive Jerusalém.

      Excluir
  9. O ano novo é melhor passar em Tel Aviv ou Eilat?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está se referindo ao fim do ano judaico (setembro) ou fim de ano normal em dezembro?

      Bem, fim de ano judaico é uma festa de família e é feriado, fecha tudo, para tudo inclusive transportes e canais de tv, então seria melhor passar em Tel Aviv,ao menos você teria alguma chance de ver gente na rua.

      Já o ano novo normal ocidental, esse que ocorre em dezembro, tanto faz, não é feriado, não é comemorado em Israel, é um dia normal de trabalho. Então não importa onde você esteja não vai acontecer nada.

      Abraços.

      Excluir
  10. Estou indo em dezembro para Israel e queremos fazer os passeios de Sfat e Golan e o outro para Cesarea, Haifa, Acre e Rosh Hanikra.
    Estamos hospedados em Tel Aviv e o guia acha que devemos nos hospedar em Tiberias ou Haifa por conta da distancia.
    O que você acha, é muito cansativo ir e voltar para estes lugares de Tel Aviv?
    Obrigada
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os seus programas serão no norte, não faz sentido nenhum ficar em Tel Aviv. serão pelo menos 2 ou 3 horas de viagem para ir e 3 para voltar (dependendo do lugar), seu guia está certo.

      Haifa é mais cidade grande, Tibérias é mais interessante para andar a pé e ver um lugar diferente.

      Eu ficaria em Tibérias, mas se vocês querem um lugar mais movimentado, com programas noturnos e mais ar de cidade grande, o melhor é ficar em Haifa mesmo.

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...