quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Como ser Militar em Israel?

Pelo menos uma vez por semana alguém me escreve me perguntando como é que se faz para entrar para as forças armadas de Israel ou que é preciso para ser militar aqui.

Só existe uma resposta para esta pergunta: Para servir as Forças Armadas de Israel você precisa ser Israelense.

E por favor, entendam uma coisa, ser israelense não quer dizer que você tenha que ter nascido em Israel, quer dizer que você precisa ter cidadania Israelense. Há inúmeros estrangeiro servindo à Tzahal (ou IDF, em inglês), mas todos eles possuem cidadania israelense.

E como é que se consegue cidadania Israelense? Fazendo Aliah para Israel e sobre isso eu já falei aqui.

Felizmente ou infelizmente, todo cidadão Israelense é obrigado a servir as Forças Armadas (3 anos para homens e 2 para mulheres) e se faz um treinamento anual até os 40 anos. O exército de Israel é profissional, não é formado por voluntários, nem por "soldados da fortuna" e também por essa razão, se tem uma coisa que o exército de Israel não tem é carência de gente.

E se você for militar no seu país (Brasil, Portugal, Angola etc) e quiser fazer um intercâmbio aqui, o melhor lugar para você descobrir se isso é possível é procurando dentro da unidade em que você serve.

Existem sim vários intercâmbios para militares, inclusive via ONU, mas definitivamente eu não conheço maiores detalhes a respeito disso.

A única coisa que eu posso dizer é que vir por intercâmbio não te fará um soldado/militar israelense, te fará apenas um soldado ou militar em missão ou intercâmbio em Israel.

Símbolo das Forças Armadas de Israel

Para quem não conhece esse é o Oxford, meu gato e garoto propaganda do blog.



28 comentários:

  1. É uma pena que não eu tenha mais idade para servir o Exercito de Israel. Evidentemente, para servir as Forças Armadas de Israel, deve ser preciso muito mais do que ser israelense, é preciso também dedicação e amor ao país. É o mínimo necessario

    ResponderExcluir
  2. Qual é a idade minima para servir o exercito israelense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 18 anos normalmente ´é a idade que se entra.

      Excluir
    2. Qual é a idade máxima autorizada para servir o exercito israelense?

      Excluir
  3. Eu enviei um e-mail para à embaixada israelense aqui no Brasil, e eles me falaram que pode um brasileiro servir o exercito israelense, mas como voluntario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eles explicaram como é que faz para ser voluntário? Se explicaram me conte.

      Acredito que tenha sido uma palavra mal empregada, que eu saiba só é possível através de intercâmbio.

      Até acredito em voluntariado desde que seja através de algum projeto, ainda assim, acho que a palavra mais adequada seria intercâmbio.

      Se voluntariar como se voluntaria para a legião estrangeira, por exemplo, não existe em Israel.

      Excluir
  4. O e-mail que eu enviei, não tenho mais, porque faz tempo que enviei. Mas se você quiser saber, mande: info@saopaulo.mfa.gov.il

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não preciso mandar e-mail para ninguém, eu moro em Israel e sei como as coisas são, eu apenas quis te mostrar na outra resposta que provavelmente você recebeu uma informação incorreta ou no mínimo incompleta.
      Mas enfim, te desejo boa sorte em qualquer coisa que você resolva tentar fazer.

      Excluir
  5. É difícil aprender hebraico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já escrevi sobre isso aqui:
      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/08/hebraico.html

      Excluir
  6. Ola...sou carioca e moro em Hertzeliah e estou quase terminando o serviço militar aqui em Israel.
    Gostaria muito de contribuir para o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,

      Eu agradeço o interesse, mas eu nunca pensei em ter ninguém escrevendo junto comigo aqui.

      De que forma você pensaria em contribuir, que assuntos você pensaria em abordar? É que o blog tem um perfil muito particular, diferente de tudo que existe na internet sobre Israel e eu não gostaria de fugir disso.

      Faz o seguinte, escreve um texto, manda para o meu e-mail yaheliberlinski@gmail.com e vamos ver se a sua forma de escrever e de pensar estão dentro do perfil do blog.

      Me manda também seu perfil no facebook e me diga qual seria sua disponibilidade para escrever, com que frequência você pensaria em contribuir?

      Excluir
  7. Tenho 39 anos e soucasado. Gostaria de ir morar em Israel e tambem entrar para p exercito, seria possivel?

    ResponderExcluir
  8. Yaheli, aí em Israel não tem concurso para oficiais? tipo no brasil, voce faz concurso pra oficial capelão(eu já fiz, exige nível superior)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não existe a figura do concurso público como no Brasil, existem seleções, mas cada área ou função há especificações diferentes, eu não saberia te dar detalhes de cada uma.

      Agora, Israel é um país judaico, então "capelão" aqui na verdade é Rabino. Logo, para um cargo desse, antes de tudo você tem que ser Rabino.

      As coisas aqui funcionam de maneira bem diferente do Brasil.

      Abraços.

      Excluir
  9. Oi oi Yaheli.

    Puxa, no incio era meio dificil lembrar como escrevia o seu nome mas, até que ficou facil agora,... rs

    Yaheli, filho unico tem opção de não servir ao exercito ou, é obrigatório do mesmo jeito?

    E, os soldados em treinamento, em algum momento são enviados num ponto que esta havendo um confronto ou, só os formados após 3 anos que participam de combate real?

    Abraço Yaheli

    ResponderExcluir
  10. Filho único não é que tenha opção é que os pais podem solicitar que o filho não sirva, mas também tem que levar em consideração a vontade dele. Você está pensando em você ou no seu filho? No seu caso, você já não deve mais ter idade para precisar servir e no caso do seu filho, se eu bem me lembro ainda falta muito e as leis mudam.

    E a questão de servir no front, na verdade é prêmio (paga mais e tem que ser apto para isso), depois do treinamento básico os que são combatentes vão para lá, os que não são vão para as suas devidas especializações/unidades.

    Depois de 3 anos não acontece mais nada, acaba o serviço militar obrigatório. Que aliás em 2015 será reduzido para 2 anos e meio.

    ResponderExcluir
  11. Felipe Prutchansky31 de maio de 2013 17:03

    Olá Yaheli, estou iniciando o processo de Aliah aqui no Brasil, e gostaria de tirar algumas dúvidas.
    1 - Tenho uma tia que mora aí, imediatamente posso ir morar com ela ou tenho que cumprir alguma norma do governo para novos imigrantes?
    2 - Existe algum processo de dispensa do serviço militar? Tenho 22 anos e estou indo para estudar.
    3 - O certificado de ensino médio é válido sem maiores problemas? E uma transferência de ensino superior é aceita pelo governo ou você indicaria começar uma faculdade do início?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Oi Felipe,

    1- Não, você não precisa cumprir nada, pode ir morar direto com a sua tia, melhor para você que não precisa ficar esperando vaga para Mercaz, ou que significa que se sua documentação estiver ok, você embarca em uma ou duas semanas, o processo é super rápido.

    2-O jeito de tentar escapar do serviço militar é sendo filho único ou sendo ortodoxo, mas mesmo assim, é uma tentativa, não é uma garantia, mas como você já tem 22 anos, não terá que cumprir os 3 anos, seu tempo é menor, se informe melhor na Ag. Judaica.

    3-Sim, o certificado de ensino médio costuma ser válido, desde que devidamente traduzido e validado aí no Brasil, mas transferência de curso superior é uma questão de conversar com a faculdade, não tem nada a ver com o governo é algo que varia de faculdade para faculdade. Mas é muito provável que não aceitem, principalmente se você tiver menos de 50% do curso concluído aí.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá Yaheli, se eu começar a iniciar o processo de Aliah daria tempo de servir o exército sendo que eu já tenho 25 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Calebe,

      Existe uma tabela de idade para servir, dá uma olhada nesse link:

      http://www.idfinfo.co.il/Length_of_Service.php?cat=a8

      De qualquer forma, a Ag. Judaica é o melhor lugar para te informar isso, até porque se você quiser pode tentar ser voluntário:

      Se quiser dê uma lida aqui:
      http://www.idfinfo.co.il/Volunteering.php?cat=a3

      Excluir
  14. Olá Yaheli,

    Muito obrigado pela pronta resposta, parabéns pelo blog.

    Pelo visto creio que eu vou ser dispensando, somente como voluntário mesmo, mas me informarei com a agência judaica.

    Quero muito servir ao exército, é o mínimo que posso fazer por Israel.

    Tks and brgds!

    ResponderExcluir
  15. shalom amigo gostaria de saber como e esse processo de Aliah e o quanto e preciso para fazer...quero muito morar em israel e se possivel você pode me informar onde eu começo estes procedimentos em um orgão serguro? muito grato shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodiney,
      Para fazer aliah é preciso ser judeu, você é?

      Bem, eu já escrevi sobre os procedimentos nesse post, leia:

      http://www.vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/07/aliah-imigracao-para-israel.html

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...