domingo, 18 de novembro de 2012

A Quem Pertence a Faixa de Gaza?

Para entender essa pergunta e qualquer conflito que aconteça em Israel é preciso entender um pouquinho a história.

No fim da primeira guerra mundial existia um enorme território no Oriente médio, onde vários povos coabitavam, mas não existia um país, existiam cidades, regiões e tribos, mas nada que tivesse uma administração de caráter nacional. Entre esses povos viviam judeus e árabes-palestinos.

Antes da primeira guerra esses territórios eram "geridos" pelo então Império Turco-Otomano.

Com a derrota do Império Turco-Otomano no fim da primeira-guerra, a Grã-Bretanha, apoiada por questões políticas da época decidiu administrar essa região e a essa administração se deu o nome de Mandato Britânico na Palestina.

A finalidade dessa administração, teoricamente, era preparar aqueles povos para serem independentes e conseguirem gerir seus territórios na condição de Estados.
E foi justamente a Grã-Bretanha com o apoio da Liga das Nações que criou o projeto de dois Estados, um Judaico e um Palestino, nessa região.

A verdade é que a divisão dos Estados, num primeiro momento desagradou tanto judeus, quanto árabes. Vale ressaltar que grande parte do território que integraria o Estado de Israel foi comprada por Judeus de seus antigos donos, tanto na época do Império Turco-Otomano, quanto dos próprios árabes, já durante o Mandato Britânico na Palestina.

Em 1947, após o fim da segunda-guerra mundial que devastou e enfraqueceu o povo judeu, a Grã-Bretanha solicitou à ONU a partilha formal da região em dois Estados, um judeu e um palestino.

Nesse momento, antes mesmo da criação dos Estados a liga-árabe declarou guerra aos judeus que viviam na região, assim sendo, mesmo não tendo gostado da partilha e mais uma vez pressionados por uma guerra, os judeus, representados pela Agência Judaica aceitaram o plano de criação do Estado de Israel.

Alguns meses depois, em 14 de Maio de 1948 foi declarada a independência do Estado de Israel. O Estado da Palestina não aconteceu simplesmente porque os árabes não aceitaram.
Todavia, no dia seguinte teve início a primeira guerra árabe-israelense, declarada pelos Estados Árabes ao recém-criado Estado de Israel.

Assim sendo, durante a Primeira Guerra Árabe-Israelense muitos palestinos se refugiaram na Faixa de Gaza que era uma região que naquele momento não pertencia a nenhum país, mas que possuía uma considerável população nativa de origem palestina.

A primeira guerra Árabe-Israelense começou em 1948 e terminou em 1949 já com as fronteiras alteradas, já que Israel venceu a guerra e na condição de país podia então anexar os territórios que ocupava e dominava, como fazem todos os países do mundo em situação de guerra. Também durante esta guerra a Faixa de Gaza foi ocupada pelo Egito que passou então a controlá-la e a Jordânia ocupou a Cisjordânia. Na verdade essa guerra alteraria toda a configuração do Oriente Médio para sempre.

Em 1967, com o aumento das tensões na região, eclodiu a chamada Guerra dos 6 Dias e foi durante esse conflito e com o único objetivo de defender seu território, uma vez que Israel tinha todas as suas fronteiras cercadas por países árabes com uma força militar muito maior que a sua, Israel, sem opção, ocupou a Faixa de Gaza e as Colinas de Golã com o objetivo de cercar as unidades egípcias. Sendo assim, o que parecia bastante improvável, devido as condições extremamente adversas aconteceu, e mais uma vez Israel venceu a guerra, por isso manteve o controle dos territórios que ocupou.

Em 1993, Israel e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), que reivindicava a Faixa de Gaza, assinaram o Acordo de Paz de Oslo, que criou a ANP (Autoridade Nacional Palestina) e deu aos palestinos uma administração semi-autônoma de seu território.

O acordo de paz não foi cumprido, mas a Faixa de Gaza foi devolvida.

Israel se retirou e a ANP administrou a Faixa de gaza até 2005, quando por meio de um conflito armado interno, o Grupo Radical Hamas expulsou o Fattah da Faixa de Gaza.

Hoje o Hamas controla a Faixa de Gaza e o Fatah a Palestina.

Sobre a relação Israel, Palestina e Faixa de Gaza eu já falei aqui

Como o próximo post será sobre o atual conflito Israel-Faixa de Gaza seria até irresponsável da minha parte não mostrar um pouco a questão histórica.




6 comentários:

  1. Show esse blog! Tirei mtas dúvidas, curti mta coisa, me decepcionei com outras mas bora lá tentar ....mto provável estarei em Israel em Julho/2013, tenho um grande amor aí e quero tentar ao menos viver um tempo (06 meses) se não me adaptar no mínimo será uma super experiência! Obrigada pelo esforço e paciência pois pelo amor tem q. ter mta paciência com certas perguntas rs Bjão Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,

      Do fundo do meu coração desejo que você seja muito feliz com seu amor aqui.
      Se tiver perguntas me escreva, ok?

      Um super beijo e seja muito bem-vinda à Israel.

      Excluir
    2. Ola gostei muito do seu blog, esse ano eu fique 45 dias em Israel entre agosto e outubro, gostei muito,pretendo ir morra em Israel,seu blog esta mim ajudando a esclarecer algumas duvidas. Obrigado
      Maria b m.

      Excluir
    3. Oi Maria,
      Que bom que gostou do blog e de Israel.
      Qualquer dúvida ou curiosidade que tenha pode perguntar, se puder ajudar vou ficar feliz em responder.
      bjs.

      Excluir
  2. Olá, yaheli. Tudo de bom para si. Ainda hoje lhe fiz duas perguntas a propósito do conflito existente entre a Faixa de Gaza e Israel, fáce a dúvidas que tinha. Depois de ler este seu artigo (postagem) fiquei bastante informado e, sobretudo, eliminei muitas das minhas dúvidas. Já não precisa responder. Obrigado, seu blog é muito esclarecedor. Seu esforço merece a gratidão de todos os que o lêem. Parabéns. Um grade abraço.
    Afonso Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Afonso, sim eu vi a outra pergunta.
      Fico muito feliz quando um artigo meu consegue clarear mentes. Atingi meu objetivo e ganhei o dia!

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...