quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Visual Israelense

Muita gente imagina Israel como um país tradicionalista ou até mesmo retrógrado em termos de vestimentas e comportamentos e isso, depois do mito de que Israel é um país que vive em guerra, é com certeza a "lenda urbana" que mais me incomoda.

Claro que existem judeus ortodoxos e muçulmanos ortodoxos (homens e mulheres) que se vestem como tal, mas pessoas religiosas que se vestem para se identificar como tais é uma super pequena parcela da população.

O israelense médio, de modo geral veste qualquer coisa que esteja a fim, sem se preocupar com o que os outros vão pensar, então numa simples volta no quarteirão você pode encontrar desde pessoas com pantufa do Mickey ou dos Smurfs (aliás pantufa é um sapatinho que eles acham ultra adequado para fazer compras!!!), casaco de couro cor de abóbora ou florido até os mais tradicionais que usam calça jeans e camiseta.

Israel é um lugar que você vê de tudo, e o que é o mais legal, ninguém acha estranho, ninguém aponta e para falar a verdade, a maioria acha tudo muito normal. Ninguém se choca porque alguém está usando o cabelo cor de abacate e uma camisa que pede o fim da venda de fetos de elefante em algum país da ásia qualquer (nem sei se realmente se vende esse tipo de coisa por lá, mas as camisas existem).

Israelense em regra, é muito mais adepto de um visual fashion do que tradicional, tanto que muito dificilmente você vê alguém de terno e gravata ou de tailler nas ruas. Os ambientes de trabalho costumam ser bastante informais, mesmo lugares que para nós são tradicionalmente mais formais por aqui não tem a mesma pompa.

E uma coisa que é vista com certa estranheza é alguém estar excessivamente arrumado para ambientes ou situações em que a roupa deveria ser mais "leve". Um erro fatal em Israel, é ir a uma entrevista de emprego vestido de maneira muito formal, acredite, quase com certeza o emprego não será seu.

Por outro lado, essa falta de padrão na maneira de se vestir faz você se sentir mais livre, mais à vontade e mais despreocupado, além de poder tentar encontrar no seu jeito de vestir a sua própria personalidade, uma vez que se acha muito mais variedade de cores e estilos nas lojas.

Então só para ilustrar, uma coletânea de fotos no coração financeiro de Tel Aviv, em Ramat Gan.

Isso provavelmente é o mais próximo de elegância que você verá em Israel.

E aqui, o centro financeiro numa versão religiosa. 




6 comentários:

  1. Oi, Yaheli
    poderia me dizer se aí em Nazaré tem muitos judeus ortodoxos? como é a comunidade judaica aí, em relação à religião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Nazaré Ilit existem judeus ortodoxos, muito poucos, mas existem, na outra Nazaré não existe nenhum.

      A maior parte da comunidade judaica aqui é formada por russos que em sua grande maioria ou não são praticantes ou praticam de uma maneira muito light.

      Mas existem diversas sinagogas aqui, de vários ritos diferentes, inclusive ortodoxas.

      Não sei exatamente se era isso que você queria saber, se não for pergunte de novo, ok?
      Abraços

      Excluir
  2. Muito legal, tava fazendo um trabalho de história e procurei em vááááááááááários sites e não achei respostas em nenhum... Achei só ak!!! Obrigadooo!

    ResponderExcluir
  3. oi, Yaheli
    tudo bem? Gostei muito do teu blog e gostaria de te fazer uma pergunta.
    Como você vê as possibilidades para uma judia de 48 anos(pareço 30)com idiomas, como alemão, inglês, francês, e básico de hebraico. Sou professora de alemão e guia de turismo no Brasil, mas você já explicou que é preciso estar com o hebraico fluente, ou o inglês como um nativo para poder fazer valer o diploma.
    eu não me importo de exercer outras atividades.
    Obrigada pelo seu carinho

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber no meu caso, fazendo uma aliah
    eu deveria ir para um kibutz(Ulpan), ou centro de absorção?. Qual cidade você me recomendaria para ficar próximo de onde encontraria trabalho.
    Obrigada mais uma vez, e desculpe importunar com tantas perguntas.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...