quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sucot e Simchat Torah

SUCOT:

Sucot, que em hebraico significa tendas, é um feriado bastante curioso em Israel.
Cerca de 15/20 dias antes do início do Sucot são construídas ou montadas tendas ao ar livre na frente de quase todos os prédios e estabelecimentos comerciais de Israel.

Isso é feito para relembrar o período em que os judeus teriam passado 40 anos no deserto, após a saída do Egito, e claro, por ser uma cerimônia religiosa, faz quem quer, mas na semana do Sucot muita gente de fato dorme a semana inteira nessas tendas, enquanto outras pessoas utilizam apenas para fazer as refeições, por isso também que muitos restaurantes montam essas tendas.

A comemoração do Sucot dura uma semana, mas só o primeiro dia e a véspera são de fato feriados. Assim sendo, este ano o feriado caiu nos dias 30 de setembro (véspera) e 01 de outubro.

Essas fotos são de uma sucá (tenda) construída em Tel Aviv, na frente de um restaurante, no meio do coração financeiro de Israel.




SIMCHAT TORAH

Já o Simchat Torah (se pronuncia Simirrá Torá) ocorre no oitavo dia do Sucot, para os religiosos é o dia em que se termina e se reinicia a leitura anual da Torah. 

Na prática é um feriado normal, sem nenhuma característica muito marcante, a não ser o fato de que este feriado encerra o enorme ciclo de feriados que ocorrem em Israel entre os meses de setembro e outubro.

Este ano, o feriado de Simchat Torah cairá  nos dias 07 de outubro (véspera) e 08 de outubro.

Em cidades mais religiosas como Jerusalém por exemplo, cerca de 90% do comércio fecha a semana inteira desde o início do Sucot até o término do Simchat Torah, mas na maior parte das cidades as coisas funcionam normalmente, fechando apenas nas datas de feriado mesmo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...