segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Primeiro Emprego em Israel sem Falar Hebraico

Geralmente o primeiro emprego de todo imigrante em Israel é sem falar hebraico e como Israel é um país formado por imigrantes e que continua recebendo massivamente milhares de imigrantes todos os anos, não é  de se admirar que em quase todos os tipos de ambiente se encontre gente trabalhando que não diga uma palavra de hebraico.

Claro que há nichos de trabalho voltado para pessoas de determinadas nacionalidades, como russos, ucranianos e pessoas do leste europeu por exemplo, haja vista existir em Israel um grande número de estabelecimentos comerciais que funcionam basicamente em russo, e são voltados para atender esse tipo de pessoa.

Para quem é de origem latina a coisa funciona de maneira um pouco mais matemática, digamos assim. Ou seja, é possível dividir o tipo de emprego existente para latinos em dois grandes grupos. O daqueles que falam inglês e o dos que não falam inglês.

Se você fala inglês, há uma série de empresas de ambiente internacional em Israel, onde dentro da empresa você se comunicará 100% em inglês e muitas dessas empresas precisam de pessoas que falem português para atender o mercado internacional em serviços de venda e suporte ao cliente em call centers, além de outros tipos de empresas voltadas para o mercado exterior.
Mas para isso, você precisa ter um inglês muito fluente, tanto falado, quanto escrito.

Há também a possibilidade de trabalhar em diversos bares, boates e restaurantes que ficam na região de Tel Aviv e Jerusalém, para esse tipo de emprego o seu inglês não precisa ser tão fluente e também sobra emprego nesse tipo de trabalho.

Agora se você não fala nada de inglês, vão te restar os poucos estabelecimentos voltados para latino ou que tenham grande concentração de latinos, como trabalhar em padarias ou supermercados em algumas cidades de Israel como Ashdod, Ranaana e até Tel Aviv mesmo. Há bastante trabalho também, mas se resume a poucas cidades.

E por fim, e que é o que acontece com a grande maioria dos latinos que chegam a Israel, é adquirir um vocabulário básico em hebraico, bem básico mesmo, e ir trabalhar em fábrica ou fazendo serviços de limpeza. O que também não desmerece ninguém em nada!

Num primeiro momento, títulos e diplomas não vão servir para nada, já que você não fala hebraico, porém se você tem experiência como pintor, pedreiro, marceneiro e coisas afins, há grandes chances de você conseguir trabalhar na sua área tendo apenas um hebraico super básico, o que pode ser adquirido facilmente em um ou dois meses.

Portanto, mais uma vez eu digo, antes de escutar os outros ou viajar em delírios, se auto-avalie e seja muito sincero com você mesmo, porque o emprego que você conseguirá ter em Israel será diretamente proporcional ao nível de comunicação que você será capaz de ter no começo.

Aqui em casa todo mundo trabalha, cada um na sua área. rsrs





42 comentários:

  1. Querida Yaheli
    Parabens pelo Blog!
    Dei uma passeada por ele e achei super legal!
    Tb Estou vivendo em Israel(Sde Boqer_ faco meu phd aqui na Ben Gurion University)
    Beijos
    Bel

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel,
    Que bom que gostou do blog e espero que também esteja gostando de Israel.:)

    Boa sorte com o doutorado.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. valeu leto, gosteida informação ,mais prefiro ficar no sertãozinho da PB em cima da serra do Teixeira q, não existente nem um conflito etinico, religioso, guerra homen bomba e coisa e tal, aqui é so paz e amor....................Viva o Brasil

    ResponderExcluir
  4. Olá Hildenêr,

    Em primeiro lugar eu não estou te convidando para morar aqui, você entrou no blog porque quis, leu porque quis e comentou porque quis.

    Em segundo lugar seu comentário mostra sua total falta de informação sobre Israel, além da sua ignorância a respeito do mundo e sua total idiotia.

    E como eu acho que idiotas devem ser expostos em praça pública não vou apagar seu comentário.

    Viva muito feliz na sua Paraíba com seus calangos, suas secas e sua falta de cultura.


    Abraços

    ResponderExcluir
  5. ola, voce tem facebook? achei legal seu blog, eu moro no Japao estou pensando em ir a Israel , tenho de arrumar um emprego, visto ,voce pode me informar? meu nome e
    Rubio Yamada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubio,
      Me manda seu e-mail para eu te responder com mais detalhes que aqui não tem espaço.

      meu e-mail é yaheliberlinski@gmail.com

      Excluir
  6. Oi Yaheli, me chamo Messias e tenho um grande desejo de morar em Israel, jerusalém, Telaviv ou em Haifa. Sou brasileiro, mas atualmente estou morando em Portugal, estudando na Universidade de Coimbra e gostaria de saber sobre possibilidade de emprego como professor de música ou de língua portuguesa em alguma dessas cidades que referir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Messias,

      De modo geral para ser professor universitário ou mesmo de escola é preciso ter um hebraico muito bom, claro que há universidades em Israel em inglês, mas para dar aula nesse tipo de instituição seu inglês tem que ser praticamente em nível de nativo, além de você ter que possuir as qualificações necessárias para ocupar o cargo de professor universitário, pelo menos um mestrado na área em que você está buscando emprego. Isso vale para qualquer cidade de Israel.

      Mas uma coisa é certa, se você for formado em música é infinitamente mais fácil conseguir algo aqui, conseguir até tocar numa filarmônica por aqui, porque para artistas e músicos o visto é facilitado. Esta sim é uma área em que há estrangeiros/não judeus trabalhando.

      Abraços


      Excluir
  7. oi yaheli,
    estou em frança e gostaria imensamente de trabalhar em israel ,ja fui ai em 2012 passear e gostei imenso.
    ouvi falar que com a familia è melhor de se integrar e ter um trabalho.
    poderia me responder por favor
    washper@yahoo.com.br
    abrigado shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Washper,

      É difícil dizer alguma coisa uma vez que você não me deu nenhuma informação a seu respeito.

      Mas, de modo geral, Israel é um país para judeus e é bastante difícil conseguir visto sem ser judeu ou pelo menos sem ser casado com um (a) Israelense.

      Independente de ter família ou não, conseguir emprego em Israel estando fora de Israel é praticamente impossível, claro que há uma exceção ou outra, mas eu não saberia o que te dizer em relação a isso que já não esteja no blog. Tudo que eu sei sobre imigração de não judeus já escrevi no blog, basta dar uma lida com calma.

      Abraços,

      Excluir
  8. Yaheli, falando em emprego, sabes me dizer se diplomas brasileiros valem em Israel?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shlomo,

      Sim, todos os diplomas devidamente reconhecidos no Brasil são também reconhecidos em Israel.

      Só que o diploma ser reconhecido é uma coisa, você poder exercer a profissão é outra.

      Em Israel existem duas etapas, a primeira é convalidar o diploma junto ao Misrad HaHinur que é o Ministério da Educação, isso é relativamente demorado, mas é simples.

      Agora, dependendo da sua profissão você precisará passar por uma prova junto a ordem ou conselho de Israel para poder exercer a profissão aqui.

      E isso vale para quase todas as profissões de nível superior: Direito, Engenharia, Medicina, Odontologia, Veterinária, todos os cursos que te habilitam a ser professor (de ensino fundamental e médio) etc.

      Abraços

      Excluir
  9. olá, tenho um hebraico basico pq sou de origem judaica e de reliiao adventista, vou agora fazer aula de hebraico... tenho 18 anos, vou agora em janeiro pra israel, sinceramente, quais as meneiras de fazer uma graduaçao, e viver em israel? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se você tem origem judaica até o terceiro grau e pode comprová-la, procure a Agência Judaica e faça aliah, basta omitir o fato de pertencer a outra religião, isso é assunto seu, ninguém precisa saber. Você virá como cidadão e poderá fazer o que quiser, estudar, trabalhar, etc.

      Agora, se você não tem como comprovar é bem mais complicado. Você pode vir estudar aqui com visto de estudo, mas com este visto não poderá trabalhar. E visto de residência, se você não puder comprovar sua origem só casando com uma israelense ou conseguindo um emprego e solicitando um visto de emprego, o que é praticamente impossível ainda mais na sua idade sem ter ainda alguma formação.

      Eu já escrevi bastante sobre isso aqui no blog, dá uma pesquisada. Se ainda ficar com dúvidas pode me escrever de novo.

      Se ainda não tiver lido, dê uma lida nesse link:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/08/lei-do-retorno-direito-ao-aliah-e.html

      abraços

      Excluir
  10. Olá...Yaheli Berlinski
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog.
    Tenho algumas dúvidas e se possível gostaria da sua ajuda.
    1 - É possível conseguir nacionalidade israelense sem ter algum familiar e/ou parente com descendência?
    2 - Se existe a possibilidade de ingressar nas forças armadas de Israel.Tenho experiência pois sou ex militar do exército brasileiro.
    3 - Se você saberia me indicar onde poderia fazer um curso de hebraico? Pode ser online.

    Desde já agradeço.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, tudo bem?
      Em primeiro lugar, muito obrigada!

      1- Sem ter descendência judaica, existem duas únicas formas de se conseguir nacionalidade israelense, casando com uma israelense ou se convertendo ao judaísmo (o que não é fácil e nem rápido).

      2- Sobre ser militar em Israel, eu já escrevi sobre isso nesse link (basta copiar e colar na barra de endereços):

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/12/como-ser-militar-em-israel.html

      Acho que está melhor explicado no artigo do que eu poderia explicar aqui.

      3- Olha, curso de hebraico eu não conheço nenhum. O único que eu conheço que posso te garantir que é
      bom é o

      http://www.hebrewpodcasts.com/

      É um curso em vídeo, não tem auxílio de professor e as explicações são todas em inglês. Em português, infelizmente eu não conheço nenhum bom.

      Caso queira perguntar mais alguma coisa, fique à vontade.

      Abraços.

      Excluir
  11. OLÁ Yaheli gostei muito do blog, Parabéns, tenho muita vontade morar em Israel, para trabalhar, mas não tenho descendencia judaica, isso influencia em algo ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, tudo bem?

      Influencia pelo seguinte se você tivesse descendência judaica você teria nacionalidade judaica automaticamente,portanto burocracia quase zero, como não tem é preciso tentar conseguir um emprego para poder solicitar um visto de emprego, o que, em regra geral, é bastante difícil de se conseguir.

      Ou seja, Influencia por uma questão burocrática, não religiosa, entende?

      Abraços

      Excluir
    2. *se você tivesse descendência judaica teria nacionalidade israelense.

      Excluir
  12. O ramo de engenharia ambiental está bom em israel?

    igor.omena@hotmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa amigo,
      Não faço a mínima ideia de como é o mercado de engenharia ambiental, nem aqui, nem em nenhum outro lugar do mundo. Não é a minha área.

      Abraços.

      Excluir
  13. Olá,

    Sou cidadão europeu e minha bisavò era judia mas não tenho nenhum documento dela....posso trabalhar em Israel com passaporte europeu e falando em inglês fluente ?

    Obrigado,

    Konstian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passaporte europeu não tem qualquer serventia em Israel, você não terá nenhum tipo de facilidade ou dificuldade por ter passaporte europeu, sul-americano ou africano.

      Se sua bisavó era judia, mas você não pode provar, isso não fará qualquer diferença. Lamento!

      Abraços

      Excluir
  14. Olá Yaheli,

    Gostei muito do seu Blogue pelas prontas respostas!
    Sou de Portugal, e sou arquitecto e gostava muito de trabalhar em Israel nem que fosse por um período. É de facto um País que apesar das adversidades , tem lutado , e sempre com motivação e progresso. Aliás tenho aí um amigo de escola que é um jornalista com fama em Portugal, Henrique Cymermann.
    Gostava que me desse algumas ideias aonde me poderei dirigir para me candidatar. Tenho já uma longa experiência de arquitetura
    Meu nome é Mário Pessegueiro
    mail. mpessegueiro@hotmail.com e site aonde pode ver todo meu trabalho: www.mariopessegueiro.com
    Saudações
    MP

    ResponderExcluir
  15. Oi Mário, tudo bem?

    É como eu já disse muitas vezes aqui no blog, conseguir visto de trabalho em Israel, sem ter vínculos reais com o país é muito difícil, mas não é impossível.

    Você tem um portfólio interessante, se falar inglês fluentemente pode tentar agências de empregos e sites de empregos aqui de Israel, basta que você encontre alguém disposto a tramitar o seu visto.

    Eu vou te indicar dois sites de empregos em Israel que são muito bons e tem boas ofertas de trabalho:

    Esse é grátis:
    http://www.jobs-israel.com/

    E esse é pago, mas é bem barato e muito eficiente:
    http://www.israemploy.net/

    Mas, basta procurar na internet por "Jobs in Israel" que você vai encontrar muitos outros sites e agências de empregos.

    A única coisa que você precisa ter é um excelente nível de inglês, porque sem falar inglês é completamente impossível.

    Abraços e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olaamiga gostei do teu blog amei de paixao assim como amo Israel. sou brasileiro pronto a faser cidadania europeia; portuguesa pra ser mais franco; isso facilitaria trabalho em Israel ; ou nem por isso; sou soldador vivo na irlanda; minha esposa e portuguesa e trabalha em nursehome. cuidando de idosos; por favour se vc ler este anuncio diga quaquer coisa ok bjos fice bem shalom. meu email e; pedrohenrrique671@hotmail.com

      Excluir
    2. O passaporte europeu não tem qualquer serventia em Israel, você não terá nenhum tipo de facilidade ou dificuldade por ter passaporte europeu, sul-americano ou africano.

      Mais ou menos eu já escrevi sobre isso nesse post:
      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2013/04/programa-de-imigracao-e-trabalho-em.html

      Abraços

      Excluir
  16. joanderson silva amorim13 de abril de 2013 21:43

    Ai queria muito trabalha em israel é meu sonho.um dia eu consigo. Meu facebook é joanderson_caico@live.com

    ResponderExcluir
  17. oi amiga como eu faço pra ir mora ae em isral?
    se vc,pode da uma dica eu agradeço
    meu face é lyong13@hotmail.com mim add.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma lida nesse post:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2013/04/programa-de-imigracao-e-trabalho-em.html

      Excluir
  18. Oi Yaheli.

    É o Tulio de novo...rs

    Yaheli,por acaso voce ou, seu marido sabe se o trabalho de polimento automotivo ou naval é uma boa opção de trabalho por aí? Os Israelenses se preocupam em cuidar da aparência dos seus carros ? Porque falando em trabalho braçal ,de inicio, este conhecimento eu tenho profissionalmente . Por curiosidade, como é que os israelenses lavam os carros, já que, o consumo de agua deve ter uma valor elevado. Lavagem à seco ?

    Mais uma vez, obrigado pela sua atenção Yaheli ...

    Tulio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk. Meu Deus! Não sei porque as pessoas ainda acham isso. Eu já escrevi sobre isso diversas vezes aqui no blog, água e gás são extremamente baratos em Israel, luz é que é um pouco mais caro. Então completando tudo que as pessoas acham, Israel não é um deserto e é frio quase o ano inteiro, aliás aqui neva, tá? Ah! E tirando coco, tem todas as frutas aqui e 90% é plantado aqui mesmo. Dá uma lida nos outros artigos, já escrevi sobre tudo isso. rsrs.

      E os israelenses lavam seus carros como todo mundo, com muita água e sabão. rsrs
      Mas, em regra os israelenses não se preocupam muito com a aparência de nada, não.

      Post sobre a água:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/search?q=%C3%A1gua

      Não sei exatamente qual é a diferença entre polimento naval ou automotivo no Brasil e em Israel, o que eu sei é que a maior parte (para não dizer todas) das atividades técnicas aqui requerem cursos de formação e sem sombra de dúvida hebraico. Isso vale para tudo, eletricista, encanador, gasista, mecânico até para dirigir escavadeira e empilhadeira existe curso e é obrigatório.

      Não creio que com essa profissão seja diferente, uma vez que você precisará lidar com produtos químicos.

      Excluir
  19. ola o meu nome e jorge sou portugues de portugal ja tive em israel em 1989 a trabalhar numa fabrica de malhas em haifa. agora tenho 50 anos e gostaria de saber se ainda consigo arranjar trabalho como serralheiro civil, e se e preciso visto no passaporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos,

      Acho que esse post responde a sua pergunta, dê uma lida lá:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2013/04/programa-de-imigracao-e-trabalho-em.html

      Excluir
  20. Olá amiga será que poderia dizer qual a média do salário ai, quanto ganha um recepcionista por exemplo e um gerente de uma loja... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean, tudo bem?

      É o tipo da pergunta que depende muito do lugar onde a pessoa trabalhe.

      Mas bem na média, um recepcionista de hotel por exemplo deve estar ganhando cerca de 4.500 shekels.

      E um gerente de loja deve estar na faixa de 5.000/5.500 shekels, mas gerente de loja, assim como vendedor tem comissão o que pode até dobrar o salário dependendo da loja.

      Abraços

      Excluir
  21. my dream is to work at israel.
    how do I to get a job?
    i'm brazilian, i live in southern.
    i learn much fast another languages.
    this english i learned by will own.
    i hope answer!

    ResponderExcluir
  22. my contact is e-mail sanprodu@gmail.com
    or facebook to find by name SANDRO DE SOUZA.
    I thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandro, sabe que eu acho curioso uma pessoa entrar num blog/site que está em português e postar uma mensagem em inglês.

      Mas, como eu imagino que você fale português e como eu acho que seu inglês ainda precisa de um bocado de ajuste para facilitar as coisas vou te responder em português mesmo, tá?

      Eu já escrevi largamente sobre isso aqui no blog, mas basicamente tudo que você precisa saber está nesse link:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2013/04/programa-de-imigracao-e-trabalho-em.html

      Dê uma lida e veja se você está ou não apto a imigrar para Israel (o link também tem outros links que você pode necessitar ler).

      Abraços

      Excluir
  23. Ola Yaheli,

    Meu nome é Marcos Dias, sou brasileiro e servi durante muitos anos no Exercito Frances (Legião Estrangeira) como paraquedista.

    Estive em Israel em 2009 para um curso de tiro avançado e proteção de executivos em áreas de risco na cidade de Cesareia. Tive a oportunidade de conhecer Tel Aviv e Jerusalem.

    Não sabia que eu ia gostar tanto desse pais. Tenho contatos até hoje e gostaria de voltar um dia. Hoje sou consultor em segurança no Rio de Janeiro, e sou natural do Mato Grosso do Sul (fiquei feliz em saber que posso tomar tereré por ai kkk)

    Gostaria de parabenizar pelo Blog e boa sorte na sua caminhada. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Marcos, fico feliz que goste do blog e de Israel.

      Abração :)

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...