segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Paisagens de Israel: Jerusalém em Fotos Menos Óbvias

 Jerusalém é a capital de Israel, portanto não é difícil imaginar que Jerusalém não se resume apenas à cidade velha, certo?

Então, embora mantendo o critério de fotos turísticas, vou tentar colocar fotos menos óbvias que mostram  Israel por outra ótica.

Jerusalém tem uma parte bem nova e moderna como qualquer cidade civilizada do mundo e tem outros pontos históricos que não estão cercados pelos muros da cidade velha.

Um café na estrada antes de chegar em Jerusalém, no meio do nada à moda israelense. rsrs

Abaixo duas Fotos no Bairro de Kiryat Moshe, bairro relativamente central que abriga hotéis e alguns prédios do Governo:


A partir daqui você verá fotos do Bairro Yemin Moshe, que é um bairro histórico, fora da cidade antiga, e é considerada a área mais valorizada de Jerusalém:

Entrada do Bairro Yemin Moshe.

Moinho Construído em 1857.

O moinho tinha por finalidade produzir farinha casher para os moradadores da região.
Algumas fotos das ruas do bairro:




Cidade Velha vista de Kiryat Moshe:




Agora sim, algumas imagens da cidade velha que pouca gente tem ou já viu:

Ao cair da tarde.
Estátua do rei David localizada próximo ao túmulo dele, também  ao cair da tarde. 
Menorah de ouro que fica no quarteirão judaico da cidade velha de Jerusalém, visto  à noite.

Kotel (muro das lamentações) à noite



6 comentários:

  1. Yaheli, bom dia. Tudo bem?

    Neste momento estou passando ferias na casa de parentes em Israel. Ja estive uma vez aqui e vim, como voce disse em seu blog, com o olhar de deslumbrado no pais das maravilhas... Mas obviamente, tive consciencia disso, pois o dia a dia de qualquer lugar e bem diferente. Desta vez vim com um olhar mais criterioso, com maior discernimento, ainda que a passeio, pois venho acalentando o desejo de vir morar aqui. Ja andei pesquisando os processos junto a Agencia Judaica, la em Copa, mas realmente o que faltava era a informacao do dia-a-dia de Israel. Isso ninguem fala. Fazendo uma rapida auto-avaliacao depois de ler todo o seu blog, ainda nao sei dizer se estou preparada ou nao para este tipo de desapego. Mas as suas postagens foram realmente valiosas para mim neste sentido. Me ajudaram a ter uma auto-avaliacao mais criteriosa, em um primeiro momento, quanto a fazer aliah. Mas creio que isso faz parte de um processo, algo a ser mais trabalhado dentro de mim, durante um tempo, ate que se tenha uma real resposta, sendo positiva ou nao. Assim, escrevo este comentario apenas para lhe dar um retorno, e lhe dizer que voce foi muito feliz nesta ideia de publicar a realidade de se morar em Israel, muito util para quem tem essa vontade. Alem disso, voce fala e explica tudo de uma maneira didatica, clara e, principalmente, educada, pois, antes de entrar no seu blog vi um, de uma comunidade brasileira, em que o moderador era um cavalo tao grandioso que parecia um xenofobo revoltado, o que confirma o que voce escreveu em uma das postagens em seu excelente blog. Gostaria de sugerir, se for o caso, a inclusao da experiencia de outras pessoas que voce conheca, como na forma, talvez, de uma entrevista ou uma postagem a parte, o que for mais adequado. Assim, a gente pode ter outros olhares sobre o mesmo assunto, o que seria ainda mais enriquecedor. No mais, quero agradecer por esta boa-vontade que voce tem em ajudar os outros, criando este blog. Muito obrigada. Shalom! ClaudiaZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia,

      Nossa muito obrigada, fiquei muito feliz com o seu comentário e o objetivo do blog é esse mesmo, tentar ajudar.

      O que eu escrevo é mais ou menos o que eu gostaria de ter lido antes de vir para cá, realmente não há nenhum informação sobre a vida aqui, muito pouco se encontra algo em inglês, mas em português de fato não havia nada.

      Sobre colocar entrevistas eu já pensei nisso, mas como não tenho amigos brasileiros, acho que a visão de um russo por exemplo não funciona muito para nós, são outros parâmetros e outra realidade, por isso ainda não coloquei entrevistas aqui, mas quem sabe em breve. :)

      No mais, se quiser perguntar ou sugerir mais alguma coisa, fique à vontade.
      Um grande beijo.

      Excluir
  2. Tenho um amigo em Haifa e mora há mais de 30 anos em Israel. Aposentou-se aí!
    Talvez ele seria uma pessoa indicada para entrevista.

    Neshikot,
    shalom,

    Vera

    ResponderExcluir
  3. Interessante os comentários acima, concordo com a Claudia pois não temos muita informação sobre o dia a dia em Israel, exceto a política e os conflitos. Mamash também é um blog que fala de "Israelidades" (Amei esse termo usado pela autora). Os artigos do meu Eretz Israel são sempre uma visão de "fora para dentro" (Já falei isso com D-us também e que preciso da visão "de dentro (de Israel) para fora (o Mundo)" Fica aqui o agradecimento pela matéria e as imagens de Jerusalém. Shalom.

    ResponderExcluir
  4. Oi Yaheli. Bom dia

    Meu nome é Harold e gostaria de perguntar. Você e seu marido trabalham atualmente como o que hoje em Israel? E nas horas de laser o que fazem? Abraço, Harold

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Harold,

      Meu marido é diretor de programa num instituto de educação e eu sou tradutora e professora.

      Lazer não tem mistério, a gente faz o que todo mundo faz em todo lugar do mundo, cinema, teatro, shows, viagens e dependendo da época do ano a gente vai à praia, faz piquenique ou vai esquiar.

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...