terça-feira, 25 de setembro de 2012

Inglês, a Muleta que Pode te Engessar ou te Turbinar em Israel

É inegável que inglês é o idioma do mundo, o que não significa que todas as pessoas do mundo falem inglês. A grande verdade é que a maior parte das pessoas que afirmam que falam inglês, falam no máximo um inglês básico.

Israelense adora falar inglês, isso não quer dizer que o Inglês da maioria das pessoas seja bom, nem significa que a maior parte das pessoas fale inglês.

Em algumas cidades de Israel você vai encontrar pessoas que falem bem inglês e até muitos nativos de inglês, mas a média da população israelense é de gente que quando fala inglês, fala o suficiente para "se virar". Portanto, se o seu inglês também for do tipo "quebra-galho", acredite você não irá muito longe.

Então vamos falar de coisas práticas, a maior parte das pessoas que me dizem que falam inglês, costumam dizer que terminaram o nível "advanced" de um curso qualquer, que no momento estão destreinadas, mas que acham que conseguem se virar. Essa é frase que eu mais leio de pessoas que querem vir para Israel.

Agora me responde só uma pergunta: o que você entende por "se virar" em inglês? O seu inglês é suficiente para comprar um sanduíche e perguntar quanto deu a conta, é isso? Bem, isso você vai conseguir fazer na maioria do lugares de Israel, quanto a isso pode ficar despreocupado. Só que isso não é viver em Israel, isso é para turista, certo?

Quando você mora num país, você precisa comprar coisas e fazer coisas que se o seu inglês e o da outra pessoa não forem pelo menos intermediário fica realmente complicado.

Por exemplo, a sua conta de luz,que deveria ter sido paga por débito automático, simplesmente não foi, o banco não pagou, e aí? você consegue ligar para o banco, perguntar o que houve e pedir para que eles coloquem sua conta em débito automático de novo? Ou o ônibus que você estava quebrou, você consegue se dirigir ao motorista em inglês (difícil vai ser o motorista falar inglês, mas enfim) e perguntar o que houve e que horas vem o próximo, ou um pouco mais simples, você está se sentindo mal e precisa ir ao médico, você consegue explicar para o médico que está sentindo dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para respirar e febre e ainda, consegue entender o que o médico vai te responder e ir a farmácia comprar os remédios?

Essa história de "eu me viro" é muito vaga, porque na realidade a maior parte das pessoas não tem noção do que é precisar de outro idioma para se virar. Falar inglês é mais do que saber comprar um chocolate ou ler uma embalagem de biscoitos.

Agora, o reverso da moeda, você já parou para pensar no que é possível fazer em Israel falando apenas inglês? Geralmente, nos bancos tem pelo menos uma pessoa que fale inglês, mas nos escritórios do governo, na companhia de luz, de água e coisas do gênero isso já não é uma regra. Sim, é verdade que em muitos lugares você consegue atendimento em inglês, mas normalmente é um atendimento deficitário e se você resolver ter dúvidas complexas ou fazer solicitações mais complicadas o seu atendimento vai ficando cada vez pior.

A meu ver, quando você imigra para um país que não é de língua inglesa, o inglês tem dois grandes problemas, o primeiro é que nem todo mundo que pensa que fala inglês de fato fala e o segundo é que quando você efetivamente consegue se escorar no inglês aprender o idioma local fica mais complicado.

Então falar inglês não serve para nada? Serve, qualquer coisa serve e vai verdadeiramente te ajudar no começo, o perigo do inglês é você se acomodar com ele e não aprender hebraico. Porque não é impossível viver em Israel falando apenas inglês, só não será uma vida plena.

Porém, com tudo isso, se você me pedir um conselho para vir para Israel eu te diria, estude inglês.

Incoerente? Não, racional!

Primeiro, hebraico não se aprende da noite para o dia, muito menos morando fora de Israel, segundo melhor com inglês que sem inglês e terceiro inglês é um puta diferencial para se arrumar emprego em Israel, já que existem inúmeras empresas de ambiente internacional onde você fala inglês o tempo todo dentro do escritório, mas nesse caso, inglês para se virar não serve, tá? É inglês em nível ultra-avançado, praticamente igual ao seu português.


4 comentários:

  1. Yaheli, gostei muito do seu blog. Senti confianca em suas opinioes, refleti ja que moro por aqui ha quase 2 anos. O que ja fiz de acerto e em que preciso me aprimorar. O idioma e evidente preciso estudar mais e falar tb.A materia ref. aos alimentos produzidos aqui em Israel(frutas), o cafe foi excelente. Tb.gostei de ler sobre a escolha da cidade ideal p/cada um.Voce esta de parabens.!!! Nao pare eu amei ter lido tudo isto,vc.sabe se expressar e mais importante vc.pensa de maneira coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!

      Boa sorte aqui em Israel, espero que você consiga ter sucesso aqui, de verdade

      E volte sempre, pelo menos duas ou três vezes por semana tem post novo. E se tiver alguma dúvida ou quiser perguntar algo, fique à vontade.

      Abraços

      Excluir
  2. Adorei seu blog,e já mandei meu mail,vamos ver o que me diz!!
    Bjo
    Friminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frima,

      Fico feliz que esteja gostando do blog.

      Não recebi seu e-mail.

      Meu e-mail é:
      Yaheliberlinski@gmail.com
      Veja se digitou certinho.

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...