sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Custo de Vida em Israel

Falar em custo de vida é algo praticamente impossível, já que isso depende fortemente do tipo e padrão de vida que se leva, além do tamanho da família. Mas, como isso é algo que me perguntam muito, vou tentar fazer uma estimativa, baseada na minha vida e na vida de pessoas que conheço.

A primeira coisa a ser entendida é que em Israel, assim como na maior parte dos países europeus não é comum se viver em apartamentos muito grandes, mas também não tão pequenos como em Tóquio (pelo menos do que dizem de Tóquio).
Por aqui se costuma dizer que o apartamento tem que ser do seu tamanho, até porque alugueis em Israel são realmente caros, sendo assim para um casal sem filhos um apartamento de um quarto e sala separado (e obviamente banheiro e cozinha) é mais do que suficiente, certo?

Assim sendo e como os preços variam muito de uma região para outra, vou fazer duas estimativas, uma para  Tel Aviv, e outra para a minnha cidade, Nazareth-Ilit, que fica no norte de Israel, na região da Galileia.


Considerando ainda que 1 shekel pelo câmbio de hoje, vale mais ou menos R$0,50. Assim sendo, para se obter um valor aproximado basta dividir os valores em shekels por 2 e você irá encontrar o valor em Reais. Ou seja:

1.000 Shekels = R$ 500,00.


________________________________________________________________________________________
Casal sem filhos em Tel Aviv:

  • Apartamenteo de um quarto e sala: Aluguel médio entre 4.000 e 4.500 shekels.
  • Supermercado: Eu chutaria por baixo uns 2.500 shekels 
  • Transporte: Depende de onde se trabalhe, mas digamos que para se trasportar dentro de Tel Aviv mesmo, ou nas cidades do entorno, o custo mensal giraria em torno de 250 a 350 shekels, por pessoa.
Contas Bimensais:
  • Arnona (imposto semelhante ao IPTU) - Varia com a região, numa área mediana: 800 shekels
  • Luz: Depende da época do ano- verão (se usar ar-condicionado) 1.400 shekels/Inverno 500 shekels
  • Água: 300 shekels
  • Gás de rua: 160 shekels. Não sei o valor do gás de botijão.
Serviços que possuem os mesmos valores em qualquer região de Israel
  • Tv a Cabo: 250 a 350 shekels, depende do plano. Existem ainda planos que incluem o telefone fixo, com este mesmo valor. 
  • Telefonia celular: Obviamente depende do plano, mas os mais básicos giram em torno de 100 shekels, se você colocar internet no seu telefone, o valor sobe um pouco e o plano muda, porém você consegue um pacote com iPhone e internet 3G por uns 250 a 350 shekels, por pessoa.
  • Internet 3G para computador: Em torno de 120 shekels

Então, considerando que esses não são os únicos custos de uma pessoa, um casal em Tel Aviv, conseguiria viver hoje com uma renda de aproximadamente 9.000/10.000 shekels por mês. Sem luxo e sem carro.


___________________________________________________________________________________________
Casal sem filhos em Nazareth-Ilit:

  • Apartamento de um quarto e sala: Aluguel médio entre 1.400 e 1600 shekels.
  • Supermercado: Eu chutaria uns 2000 shekels 
  • Transporte: Depende de onde se trabalhe, mas digamos duas pessoas trabalhando em Tel Aviv: 1.200 shekels cada uma, já para se deslocar apenas dentro da cidade ou nas cidades mais próximas ficaria entre 150/200 shekels.
Contas Bimensais:
  • Arnona (imposto semelhante ao IPTU) - Varia com a região, numa área mediana: 350 shekels
  • Luz: Depende da época do ano- verão 300 shekels/Inverno 1400 shekels, porque com certeza você precisará de aquecedor.
  • Água: 170 shekels.
  • Gás de rua: 70 shekels. O preço do botijão eu não sei, mas também é barato.
Serviços que possuem os mesmos valores em qualquer região de Israel
  • Tv a Cabo: 250 a 350 shekels, depende do plano. Existem ainda planos que incluem o telefone fixo, com este mesmo valor. 
  • Telefonia celular: Obviamente depende do plano, mas os mais básicos giram em torno de 100 shekels, se você colocar internet no seu telefone, o valor sobe um pouco e o plano muda, porém você consegue um pacote com iPhone e internet 3G por uns 250 a 350 shekels
  • Internet 3G para computador: Em torno de 120 shekels.
Então, um casal em Nazareth-Ilit, considerando que estes não são os únicos custos de uma pessoa, um casal conseguiria viver hoje com uma renda de aproximadamente 6.000/7.000 shekels por mês. Sem luxo e sem carro.

_____________________________________________________________

OBS.: Eu não incluí nos custos o que se gasta com lazer, remédios ou comendo na rua, por exemplo. Isso é uma estimativa super básica mesmo, baseada naquilo que normalmente todo mundo tem ou usa.

E lembrando que esses valores são de 2012, portanto se você estiver lendo isso em 2013, 2014 ou 2017, as coisas podem já ter mudado um pouco.

Para quem tem filhos, não precisará ter gastos extras com escola e uma série de outros cursos que são fornecidos gratuitamente pelo governo e são de excelente qualidade. Porém terão gastos com material escolar, por exemplo.

Seguro saúde é obrigatório em Israel, portanto é descontado um pequeno percentual do seu salário para isso. Aliás sobre descontos e salários eu falarei em outro post, em breve.

E só como referência, o salário mínimo em Israel é cerca de 22 shekels, por hora, o que daria, numa jornada padrão de trabalho, que seriam de 180 horas mensais, cerca de 4.000 shekels. Existe ainda uma ajuda de trasporte que varia de 300 a 600 shekels dependendo da distância da sua casa para o trabalho.  Este valor compõe o salário, não é descontado dele.

21 comentários:

  1. Yaheli, o transporte de Nazaré Illit pra Tel Aviv custa 1,200 shekels. Não teria alguma carta mensal que tornaria este percurso mais em conta?
    E quanto o empregador paga para ajudar o transporte?
    O Blog está super interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, que bom ver você por aqui de novo.

      A ajuda de custo que os empregadores pagam em Israel varia de 300 a 600 shekels, dependendo da distância da sua casa pra seu local de trabalho.E não há nada além disso, nenhuma carta, documento nada disso.

      No caso de Nazareth para Tel Aviv nós recebemos 600, não cobre totalmente, mas compensa morar aqui, já que além de eu adorar morar no Norte, o custo de vida na região norte de Israel é bem mais barato, então acaba não pesando.

      E depois não é caro, 600 shekels são R$300,00.

      E sim, 1200 shekels é o que nós gastamos por mês.

      Um grande beijo e desculpa a super demora para responder. ;)

      Excluir
  2. A entendi agora. Pensei que os 1,300 fosse apenas pra uma pessoa. Realmente não está caro e vcs ainda recebem a metade do dinheiro.
    Outra pergunta: e essa Arnona,tem locais em que são insento dela? Ela vária muito de cidade pra cidade?
    Quanto tempo vc tem de Nazaré Illit até Tel Aviv?
    Ah sim adorei a viajem do ônibus do teu video do you tube
    Conhecendo Israel -Trajeto Linha 826 - Nazareth Ilit - Tel Aviv
    Obrigada pelas publicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam,

      Desculpa eu não me expliquei bem.
      Nós gastamos 1200 shekels por mês, cada um (2.400 para os dois) e cada um recebe 600 shekels de ajuda de custo, porém de qualquer forma, recebemos a metade do nosso transporte.

      O tempo de viagem é de 1:50h.

      A arnona é um imposto que varia muito de região para região. Que eu saiba não existem locais isentos de arnona,mas existem algumas pessoas, em condições especiais, que são isentas de pagar arnona, como os sobreviventes do holocausto por exemplo.

      Excluir
    2. E só complementando esse custo, na verdade é um custo aproximado, é uma estimativa para se conseguir levar uma vida razoável, mas meu marido e eu gastamos mais do que isso para viver.

      Excluir
  3. Yaheli,
    Tudo bem?

    Acompanho seu blog há algum tempo. Muito bem escrito, claro e suscinto.

    Tenho planos de fazer Alyiah em breve e tenho algumas (centenas!) de dúvidas.
    Não vou te alugar com tantas perguntas, mas algumas eu acho essenciais.
    Se puder me responder, agradeço.
    Daniel

    1 - Quanto tempo ficou no Merkaz Haklitá ?
    Tem fotos do Merkaz Haklitá de Ashdod ou Raanana? Eles estao proximos de comércio?
    2 - A Agência Judaica paga a passagem do Brasil para Israel?
    3 - Qual o valor do sal klita?
    4 - Quem determina a duração do Ulpan?
    5 - Qual o valor da ajuda de custo para novos Olim?
    6 - Há trabalho em Eilat o ano todo?
    7 - Pretendo levar meu micro (adaptadores USA e China) para Israel.
    Eles funcionam sem precisar comprar um transformador de 110 volts para 220?

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel, vou copiar as perguntas e colocar a resposta ao lado porque eu acho que fica mais claro, tá?

    1 - Quanto tempo ficou no Merkaz Haklitá ? Fiquei 6 meses que é tempo máximo permitido.

    Tem fotos do Merkaz Haklitá de Ashdod ou Raanana? Eles estao proximos de comércio? O de Raanana eu não sei, o de Ashdod que é o que eu fiquei fica no centro comercial do bairro Alef e fica próximo ao centro da cidade (2 minutos de ônibus, cerca de 2km de distância).

    2 - A Agência Judaica paga a passagem do Brasil para Israel? Sim, eles te dão tudo certo, passagem, visto, normalmente um valor em dinheiro para você comer no aeroporto, caso existam conexões. A Agência judaica no Brasil é perfeita.

    3 - Qual o valor do sal klita? Putz, isso é complicado de eu responder, primeiro porque o valor muda de acordo com o tamanho da sua família ou se você vier sozinho e segundo porque o valor que eu sei é de 4 anos atrás, então já deve ter havido alteração. Mas na época, o valor total era de 32 mil shekels, divididos de maneira desigual. Você recebe um valor na sua chegada no aeroporto, o restante divididos pelos seguintes 7 ou 8 meses (não lembro).

    4 - Quem determina a duração do Ulpan? O ulpan alef, que é o que você terá direito, dura 500 horas, mais ou menos 5 meses e meio a seis meses dependendo dos feriados.

    5 - Qual o valor da ajuda de custo para novos Olim? Ajuda de custo inclui a sal klitá que você recebe por 8 meses e a partir do 13º mês você passa a receber uma super pequena ajuda de aluguel, decrescente por 5 anos (no primeiro ano você recebe cerca de 450 shekels e no último ano algo como 100 shekels, não lembro os valores exatos).

    6 - Há trabalho em Eilat o ano todo? Algum trabalho deve haver, mas em regra emprego fácil em Eilat é só no verão.

    7 - Pretendo levar meu micro (adaptadores USA e China) para Israel. Eles funcionam sem precisar comprar um transformador de 110 volts para 220? Honestamente, não sei o que são esses adaptadores, mas todas as tomadas aqui são 220 volts. E eu postei uma foto do parão da tomada aqui no artigo "Apartamentos Israelenses":

    http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2013/01/apartamentos-israelenses.html

    Dê uma olhada lá.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Yaheli.

    Muito obrigado pela paciência em responder as minhas perguntas.
    Bastante esclarecedor para mim e outros Olim.

    Lehitraot e Mazal Tov.
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Olá Yaheli.
    Tudo bem?

    Indicaria algum site onde posso encontrar informações em inglês sobre preços de apartamentos (Studio ou Sala e qto) em Ashdod e Raanana?

    Você mencionou em um dos seus posts que já viu muita gente deixar Israel depois de algum tempo. Quais são as principais razões para os Olym saírem de Israel?

    Obrigado e Shabat Shalom.

    Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,

      As pessoas simplesmente não conseguem se adaptar a Israel. Normalmente, a primeira reclamação é que os israelenses são mal-educados, depois tem a questão do hebraico que para a grande maioria é quase impossível e por fim eu diria que é a dificuldade de comunicação porque a maioria não fala nem inglês e grande parte dos que acham que falam quando chegam aqui descobrem que não falam nada, e de fato a pessoa fica quase incomunicável em Israel.

      Muita gente também reclama da comida daqui.

      E depois disso, vem a saudade da família, dos amigos, do cachorro, da sorveteria do lado da casa da vó, do feijão da mãe e por aí vai.

      Sites em inglês, desculpa, mas eu não conheço nenhum que preste. Os poucos que eu já vi, tem preços absurda e ridiculamente extorsivos e de qualquer forma não me lembro de nenhum agora.

      Abraços

      Excluir
  7. Oi Yaheli.

    Eu já participei do seu site sobre imigração mas, só gostaria de tirar umas duvidas contigo ainda.

    Yaheli, sobre os empregos, provavelmente o diploma da minha esposa e o meu não serão aceitos em Israel, já que nos formamos a um bom tempo e, seria dificil passar numa nova prova por aí, que julgo ter uma educação mais exigente que as boas faculdades daqui do Brasil. Ficando numa cidade periférica a Tel Aviv, que tipo de emprego provavelmente conseguiriamos em Israel sem um diploma oficial e, o quanto receberia mais ou menos.

    Que tipo de emprego paga $4000,00 shekels ?

    E, uma outra pergunta, um recem chegado em Israel conseguiria dinheiro emprestado para abrir um negocio? Ou, existe um tempo de permanência para haver a possibilidade disso?

    E, a ultima pergunta, o hebraico é tão dificil aprender assim ?Fora os caracteres, existem muitas variantes como o portugues ? E, a maioria dos israelenses sabem falar o ingles americano? Foram 2 ultimas perguntas, eu sei. ;)

    Abraço Yaheli e, obrigado pela sua atenção anteriormente...

    Tulio

    ResponderExcluir
  8. Olá Tulio,

    Me lembro do seu nome, mas não me lembro o que você perguntou. Enfim deduzo que você seja judeu, então com base nisso é que vou te dar as respostas, tá?

    Não acredito que seu diploma não seja reconhecido, Israel reconhece quase todos os diplomas, fazer prova para trabalhar na sua área é outra história, mas mesmo sem trabalhar na área talvez valha a pena reconhecer o diploma por aqui.

    4.000 shekels (ou um pouquinho mais) é o salário mínimo de Israel, são salários que normalmente você recebe trabalhando em fábricas, supermercados e na área de limpeza, aliás são esses também empregos onde um hebraico básico já te basta.

    Não, a maioria dos Israelenses não fala inglês, eles até têm boa vontade em ajudar, mas a grande maioria não fala nada e os que falam em grande parte têm um inglês bem fraco.

    Falar inglês é algo que pode te permitir ter um emprego bem melhor por aqui, mas como eu digo sempre, inglês super fluente, quase no mesmo nível do seu português, caso contrário não servirá muito.

    Eu já escrevi sobre isso aqui:

    http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/10/primeiro-emprego-em-israel-sem-falar.html

    Hebraico é um dos idiomas mais difíceis do mundo, têm declinações e não só em verbos, mas em outras categorias de palavras como substantivos, por exemplo.

    O difícil do hebraico, para nós que temos um idioma latino como primeira língua, é que você não consegue construir conexões mentais, nada parece com nada do português, salvo uma palavra ou outra como "télefon" ou "televizia", mas de resto é tudo bem diferente.

    Eu não entendi o que você quis dizer com várias variantes, não sei se você se refere a vários sotaques ou a tempos verbais por exemplo, enfim para ambos a resposta é existem algumas, menos que em português, o que não torna o hebraico mais fácil, mas também não é impossível. :)

    Eu já escrevi sobre hebraico neste link:

    http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/08/hebraico.html

    Empréstimo para recém-chegado montar negócio, sem nunca ter trabalhado aqui e sem falar hebraico, só se você tiver uma ideia muito diferente, muito inovadora (start ups), aí o governo até financia, mas em regra não existe possibilidade não.

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Oi! Boa Noite Yaheli, seu blog fica muito claro e interesante pra as pessoas que ainda temos algumas duvidas com o coste da vida em Israel.

    Tenho alguma duvida, vou ficam em Israel (Jerusalem mais precisamente) em Janeiro de 2014, pra estudar hebraico algumos meses, e gostaria de saber o coste de vida em Jerusalem ou seu alrederodes (o tambem nos asentamientos).

    Voce ache que morando nos asentamietos as aforas de Jerusalem voi-me sair mais barato?

    Com levar 1200 dolares ao mes vou conseguis viver (sem luxos claro)

    E outra duvida, como se faz pra comprar uma casa em os asentamientos? E os precios de elas?

    Obrigado por sua resposta.

    ResponderExcluir
  10. Para Israel não existe Jerusalém Oriental, existe apenas Jerusalém. Portanto, não existem assentamentos em Jerusalém, só existem assentamentos na Cisjordânia (Palestina).

    Seja como for, morar em Jerusalém é extremamente caro. Jerusalém como um todo é a segunda cidade mais cara de Israel e uma das mais caras do mundo. Eu diria que ficaria uns 15% mais barato que viver em Tel Aviv.

    E viver em assentamentos na Cisjordânia, financeiramente não vale à pena. Há inúmeras cidades de Israel muito mais baratas e mais bem estruturadas e o governo não dá incentivo financeiro para ninguém morar em assentamentos e de mais a mais não é tão simples conseguir morar num assentamento, pelo menos normalmente não é (Exceção que eu faria apenas a Ariel que embora seja caríssima é fácil de morar).

    Não sei quanto custa uma casa em um assentamento, mas sei que não vendem para qualquer um.

    Com 1200 dólares (+ou- 4300 shekels), você até consegue se manter em Jerusalém, desde que você divida apartamento com alguém.

    As cidades no entorno de Jerusalém, não costumam ser muito baratas não, lembrando que há cidades praticamente exclusivas para judeus ortodoxos, onde você provavelmente não irá conseguir morar e claro, há cidades normais.

    Então, Jerusalém e entorno você tem que chegar aqui e dar uma olhada, não dá apenas para eu te dizer a cidade X é cara ou barata porque como é uma região que eu conheço menos pode ser que eu te dê um preço de um lugar mais religioso e vão ser valores que não vão se refletir na sua realidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Qualquer pessoa pode ir à Israel?

    O acesso ao mercado de trabalho é muito concorrido?

    Em um vídeo, o rabino Amon Yitzhak diz que o povo Israelense é muito receptivo...

    Isso é verdade?


    Bom, obrigado pelas dicas.


    Daniel Lucas

    ResponderExcluir
  12. Ola! Meu nome e Vinicius e fui transferido para Israel, vi seu blog e achei perfeito, bem esclarecedor. Seria possivel voce fazer uma nova tomada de precos dos alugueis, compras de mercado e contas tipo gas, telefone, luz, enfim tudo aquilo que gastamos para vivermos de maneira digna sem estravagencias. Tenho esposa e um filho.

    Grande abraco e espero ansioso a sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius,

      Seja muito bem-vindo à Israel.

      Os preços ainda estão bem atuais, pode se basear por eles, sem problemas.

      Mas não faço a mínima ideia de quanto custa para se manter um filho em Israel. Como não tenho filhos, qualquer coisa que eu fale vai ser meio chute.

      Abração.

      Excluir
  13. olá.. quanto custa morar sozinho e qual cidade vc recomenda ?

    ResponderExcluir
  14. OLÁ, VC SABE ME INFORMAR ONDE COMPRAR E SE É DE FÁCIL UTILIZAÇÃO, UM CHIP 3G PARA IPHONE E IPAD MINI, EM ISRAEL? VOAMOS NUMA ESCURÇÃO E PRECISAMOS MUITO DE INTERNET, NÃO SEI SE MINHA "TIM", MESMO DESBLOQUEADA, FUNCIONARÁ.
    ROSANNE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary, tudo bem?

      Sim é fácil comprar um chip 3G aqui, eu aconselho o da Orange que é o único que tem instruções e visual na tela em inglês também, as outras empresas só tem em hebraico.

      Você pode comprar no próprio aeroporto ou qualquer agência dos correios. Também é possível comprar em alguns supermercados ou na própria loja da Orange, mas eu te aconselho a comprar nos correios ou no aeroporto se você tiver tempo.

      O Seu chip da TIM do Brasil só é desbloqueado para vc trocar de empresa, não tem nada a ver com ele funcionar no exterior, para utilizar o seu chip no exterior vc precisa fazer um plano de "roaming" aí no Brasil, na própria TIM.

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...