domingo, 16 de setembro de 2012

Calendário Judaico e os Feriados em Israel

O calendário que a gente usa no Brasil e em todo o mundo para contar o tempo é o calendário gregoriano. Muita gente não se dá conta, mas este calendário é um calendário cristão/católico que marca o tempo, teoricamente, a partir do nascimento de Cristo.

Claro que este é o calendário dominante do mundo e é usado em quase 100% dos países, inclusive aqui em Israel. Obviamente que se você perguntar para qualquer pessoa na rua em que ano estamos ela vai responder sem pensar, 2012. Para dizer a verdade, a maior parte dos israelenses nem conhece direito o calendário judaico.

Mas então para que serve esse calendário?

O calendário judaico tem por finalidade marcar os feriados e outras datas importantes para Israel. Essas datas são fixas no calendário judaico, mas são móveis no nosso calendário ocidental.

Eu não vou me deter explicando o calendário judaico porque já há milhares de sites que fazem isso na internet e a finalidade deste blog não é religiosa.

Eu pretendo explicar todos os feriados de Israel do ponto de vista prático, mostrar como as datas são comemoradas, contar o que para e o que funciona, tudo sempre do ponto de vista prático.

Aí em baixo está uma figura que mostra bem a correlação entre os meses do nosso calendário e do calendário judaico:


Hoje dia 16 de setembro à noite começam as comemorações do Ano Novo Judaico (no próximo post eu falo sobre ele).

E só como curiosidade: para saber em que ano estamos no calendário judaico basta pegar o ano em que estamos e somar 3760. Se estivermos depois de setembro ou outubro (quando começa o ano novo judaico) acrescenta-se mais 1.

Então para encontrar, por exemplo,em que ano está o calendário judaico agora em 2012, ficaria assim:

2012 + 3760 = 5772

Depois de setembro (ou outubro): 5772 +1 = 5773.

E 5773 é ano que se iniciará logo mais!

Portanto como se diz por aqui:

Hag Samearh! (Feliz Festas ou Feliz Feriado)




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...