quarta-feira, 1 de agosto de 2012

There's No Place Like Home - Estar em Casa é se Sentir em Casa

"There's no place like home", que em português significa literalmente "não há lugar como a nossa casa" é a frase mais marcante do filme O Mágico de Oz e talvez seja a frase que resuma mais verdadeiramente o processo de adaptação à imigração.

No filme a personagem central Dorothy Gale não se sente muito adaptada ao lugar em que vive e sonha com um lugar perfeito além do arco-íris (somewhere over the rainbow), pois bem ela encontra esse lugar dos sonhos e fantasias infantis dela e ao chegar lá, ela percebe que toda essa magia e perfeição transformadas em realidade não são exatamente o que ela buscava e passa toda a história tentando voltar para casa. E como tudo não passou de um sonho (ou delírio) voltar para casa se resume em acordar, despertar para a vida e perceber que sua casa é onde você quer que seja e adaptação é um exercício de dentro para fora.


Se adaptar passa antes de mais nada por você querer se adaptar, por descer do mundo da fantasia e compreender que estar em casa é se sentir em casa, com todas as vantagens e desvantagens que isso possa acarretar.


*** Para quem não se lembra da cena ou não assistiu, aí está o vídeo. Lamento, mas só encontrei em inglês, de qualquer forma, mesmo que inglês não seja o seu forte, acho que dá para captar a mensagem.



Estar em casa é muito mais um estado de espírito do que uma mera localização geográfica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...