segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quanto custa morar em Israel?

Perceba que o post se chama quanto custar morar e não quanto custa viver em Israel.
Neste caso específico, vou falar das contas que se paga dentro de casa, mas a frente eu falo sobre custo de vida de maneira mais ampla.

Vamos começar com as contas que geralmente todo mundo paga e como se pode pagar cada tipo de conta.

Água, luz e gás: Quando se muda para um apartamento novo, a primeira coisa que se precisa fazer é habilitar estes serviços, caso tenham sido desabilitados e passá-los para o seu nome.
Quando se faz um contrato de aluguel em Israel, o procedimento correto é que se coloque no contrato em que valor estavam os marcadores de gás (em caso de ser gás de rua), de água e de luz e a partir desse valor você começa a pagar.

Para colocar as contas em seu nome é necessário entrar em contato com as respectivas empresas via telefone (o que é bem complicado  para quem está chegando em Israel) ou ir até o escritório deles e tentar se entender. Nesse momento você informa também como pretende pagar cada conta, o que pode ser feito via cartão de crédito, por débito automático (horat hakêva) ou você pode ainda optar por receber a conta e pagar nos correios ou no banco. O mais comum é cartão ou débito automático, mas quando se opta por receber a conta em casa, geralmente, se dá preferência por pagar nos correios, já que os bancos cobram uma pequena taxa.

No mais, essas três contas são bimensais. Caso seu prédio não tenha gás de rua, você poderá comprar botijão de gás, que nos prédios israelenses são conectados às tubulações dos apartamentos no térreo, não existe em Israel (pelo menos eu nunca vi) bujão de gás dentro dos apartamentos.

Arnona: Funciona como uma espécie de IPTU, mas diferentemente do Brasil, a dívida pertence a pessoa e não ao imóvel. o valor da arnona é proporcional ao tamanho do apartamento e varia de acordo com a área e região do imóvel. A transferência dessa conta para o seu nome se faz na prefeitura, também é uma conta bimensal e também pode ser paga da mesma forma que as outras, conforme explicado acima.

Imposto de TV: Isso é algo que ninguém te conta que você terá que pagar, um dia você abre sua caixa de correios e descobre uma conta nova. A partir do momento em que você adquire um aparelho de TV, mesmo que seja para jogar vídeo game, você passa a pagar esse imposto. Não se preocupe com nada, o imposto chegará até seu endereço alguns meses depois. Não é um imposto caro e é anual.

Celular, Internet e Tv a Cabo: Estas são umas das poucas contas mensais em Israel. Não há muito o que dizer, já que esse tipo de serviço é padrão mundial, você escolhe a empresa e o plano que melhor se adequa a você.

Condomínio: Os prédios padrão em Israel não costumam ter condomínios, no máximo uma pequena taxa de  faxina e uma super irrisória taxa de luz da área comum do prédio. Acredite, na maioria dos prédios isso custa o valor de um lanche.

4 comentários:

  1. O título está errado: você não colocou o preço de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título não está errado, o título é para dar uma noção de que contas você paga em Israel.

      Um post com valores tem dois problemas primeiro se desatualiza rapidamente e segundo o que eu pago não é o que você irá pagar, porque isso depende de estilo de vida, mas eu tenho um post com valores, está aqui:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/09/custo-de-vida-em-israel.html

      Só que são valores dentro da minha realidade, porque é impossível que seja diferente.

      Excluir
  2. Olá, Sou Luiz

    e Gostaria de Morar um ano em Israel.
    Mas sei muito pouco de hebraico e nao tenho muito dinheiro.
    Preciso de dicas pra viver de modo econômico em Israel
    e possibilidades de trabalho e para estrangeiros em Israel.

    Obrigado pelos posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,
      Em regra não existem lugares baratos em Israel, muito menos se eles forem destinados a estrangeiros. Israel não é um país como os EUA, onde as pessoas vem para cá tentar a vida, quem mora aqui em regra tem cidadania, do contrário é muito difícil conseguir visto para ficar aqui.

      Dá uma lida nesse link:
      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2013/04/programa-de-imigracao-e-trabalho-em.html

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...