domingo, 12 de agosto de 2012

Alugar apartamento em Israel

Chegar num país e alugar o primeiro apartamento é sempre complicado, mas em Israel pelo menos não há tanta burocracia, nem tantas exigências.

O contrato de aluguel padrão em Israel é de um ano com preferência de renovação para você, portanto você só sai do imóvel ao final do contrato se quiser, porém em Israel não se quebra contrato com facilidade, então se você alugou um imóvel por um ano tem duas opções ou fica um ano morando naquele endereço e depois se muda ou tenta passar o seu contrato para alguém.

Transferir contrato é uma coisa muito comum em Israel, transfere-se contrato de tudo, de internet, de conta de celular, mas o mais comum é mesmo com contratos de aluguel. Num contrato padrão não costuma existir proibição quanto esse tipo de coisa.

O que podem exigir de você:
Em Israel não se costuma pedir garantia em dinheiro como no Brasil, o método mais comum em Israel é o proprietário ou o corretor pedir até três meses de aluguel adiantado e depois você fica três meses sem pagar aluguel, só voltando a pagar aluguel a partir do quarto mês. Isso não é garantia é apenas pagamento adiantado!

Também é comum proprietários que queiram receber o aluguel de dois em dois meses, como aliás são quase todas as contas em Israel, bimensais (luz, gás, água etc).

Outra coisa que o proprietário pode pedir é que você dê os 12 meses em cheque pré-datado. Pois é, o cheque pré-datado não é um privilégio do Brasil.

Caso você alugue com um corretor ele irá te cobrar um mês de aluguel depois do contrato assinado, normalmente esse é o valor que o corretor cobra pelo trabalho dele, não quer pagar, alugue direto com um proprietário.

Outra alternativa para quem está alugando o primeiro apartamento é alugar um studio que é um apartamento normalmente bem pequeno, porém com todas as contas incluídas, ou pelo menos com luz, água e arnona (imposto tipo IPTU) incluídos, alguns cobram gás à parte.

Ao final de um ano, os aluguéis costumam ser reajustados e esse reajuste é fixado pelo governo, normalmente varia de 8% a 10%, mas claro tudo sempre pode ser conversado e é possível permanecer alguns anos no mesmo endereço sem reajuste algum.

E a última coisa importante que você precisa saber é, em Israel qualquer problema que ocorra no apartamento é responsabilidade do proprietário. Sua única obrigação é pagar seu aluguel e conservar o imóvel, nenhum custo extra será passado para você. Portanto, se estourar um cano, tiver um vazamento  ou um curto-circuito a única coisa que você pode e deve fazer é comunicar ao proprietário (a) e pedir para que ele conserte. Pela minha experiência, os proprietários agem muito rapidamente para solucionar qualquer tipo de problema.

11 comentários:

  1. Yaheli, em relação a compra de apartamento ou casa, quanto custa um imovel com 2 quartos nas redondezas de Tel Aviv ou, na sua cidade? Só uma estimativa.

    A compra é muito burocratica e dispendiosa ?

    Tem muitos impostos a pagar durante 1 ano ?

    Abraço,...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha em mente uma coisa, Tel Aviv é uma das cidades mais caras do mundo.

      Um apartamento de dois quartos, bem mais ou menos, em Tel Aviv, não fica por menos de 3 milhões de shekels.

      E nos arredores não é muito diferente, quanto mais próximo mais caro, pode colocar aí no máximo menos 5% ou 10% dependendo da cidade.

      Quem compra paga o imposto de transmissão, mas burocrático não é, não.

      Eu vou falar sobre impostos no próximo post, semana que vem (segunda ou terça) eu publico, tá?

      Excluir
  2. Oooiii,...

    Então, com uns $400.000 shekels só compra a garagem do prédio ? rs Mas, será que não existe um imovel deste valor numa boa cidade de se morar ou, uma cidade tão cara? Fala que existe uma opção Yaheli, fala vai !!! Seja delicada nesta resposta !!! rsrs

    Uma curiosidade, dizem que Israel tem um bom programa de financiamento para habitação, será que um recém chegado consegue financiar ? Ou, tem que ter um prazo de permanencia em Israel?

    Desculpe estas perguntas técnicas mas, quem não pergunta não encontra a resposta, certo ? E não se esqueça Yaheli, voce deu carta branca para as perguntas . Não se arrependa !!! ;)


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tulio,

      Quando eu não fui delicada nas minhas respostas? Infelizmente, verdades não são coisas doces de se ouvir. rsrs. Mas, tentarei. rsrs

      Existe uma diferença bem grande entre uma boa cidade e uma cidade na região de Tel Aviv, são coisas diferentes, eu respondi o que você me perguntou, eu particularmente, acho Tel Aviv uma m...

      Mas, com 400.000 shekels você não compra apartamento nenhum de 2 quartos, a não ser no extremo norte de Israel, mas esquece essa opção, isso não é para quem está chegando e vai ser um apartamento realmente pequeno, tipo 50m².

      Agora, com esse dinheiro, numa cidade mais barata como Ashdod ou Ashkelon e tendo um emprego, você consegue sim um financiamento, até com relativa facilidade, mas realmente é preciso estar trabalhando e há mais de 3 meses, o mais seguro é mesmo um ano.

      Apartamentos em Israel são facilmente financiados pelo banco desde que você tenha renda, não adianta vir com dinheiro, tem que ter emprego mesmo.

      Você precisa dar apenas 25% de entrada. Para quem é olim, existe um esquema de 10%, mas não é para qualquer apartamento/lugar e é necessário aprovação do governo.

      Em Ashdod, uma apartamento, intermediário, de 2 quartos, deve sair na faixa de 1 milhão/1 milhão e meio e em Ashkelon um pouquinho menos, talvez se consiga por uns 900.000.

      Sim, eu dei carta branca, pode continuar perguntando, sem problemas. :)

      As verdades não são delicadas, lamento! rsrs

      Abraços

      Excluir
  3. Shalom Yaheli quanto custa um passagem de avião para Israel só ida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da época do ano, mas fica mais ou menos na faixa de uns R$ 3.000,00.

      Excluir
  4. Shalom yaheli quanto custa um apartamento amoblado em Israel?(por mês)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível te dar essa resposta.
      Depende do apartamento, do bairro, da cidade e até da época do ano (dependendo da região)

      Mas no post sobre custo de vida eu dou uma ideia de valores, dá uma lida lá, já te dei o link.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber a média de valor do aluguel de um apartamento pequeno (para pessoa solteira) se souber me responder me ajudaria muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Não existe apartamento pequeno "para pessoa solteira". Existe apartamento pequeno, ele não vai custar menos porque você é solteiro ou casado.

      E não tem como eu te dar um valor, porque isso depende da cidade, do bairro, do estado em que está o apartamento, como em qualquer país do mundo, não existe uma resposta única para essa pergunta.

      A noção mais próxima que eu posso te dar de valores é nesse post:

      http://vivendoemisrael.blogspot.co.il/2012/09/custo-de-vida-em-israel.html

      Mesmo assim, são dois exemplos de duas cidades e de dois bairros nestas próprias cidades vc pode encontrar coisas com valores diferentes.

      Abraços

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...