sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Semana Israelense

A semana comercial Israelense diferentemente de (quase) todas as outras do planeta vai de domingo a quinta, sexta e sábado é fim de semana.

Israel é um país judaico e guarda o sábado (shabbat), só que o dia israelense não começa à meia noite ou ao amanhecer, o dia começa no momento em que anoitece e portanto, termina o dia anterior.
O que significa dizer que o shabbat começa no fim da sexta-feira, mas como os trabalhadores precisam de tempo para chegar em casa e receber o shabbat, isso acaba ainda mais cedo.

Em resumo, as coisas em Israel funcionam até mais ou menos umas três da tarde de sexta (esse horário varia de acordo com o momento em que escurece, então um pouco mais cedo no inverno, um pouco mais tarde no verão, mas a média é essa).

E o que fecha no shabbat? tudo!!! Absolutamente tudo mesmo! Só para começar a história os transportes param, ônibus, trem, vans tudo pára, só sobram uns poucos táxis pelas ruas.

E como param os transportes todo o resto é obrigado a parar por consequência. Então fecha tudo, cinema, teatro, restaurantes, todos os escritórios, lojas, supermercados até alguns canais de TV e estações de rádio param de transmitir.

Mas isso tem suas vantagens, você acaba ficando mais disciplinado para ir ao supermercado ou farmácia, comprar o que precisa até quinta-feira, porque depois já era, só no domingo.

Claro que procurando bem você encontra um mercadinho pequeno e caro daqui, uma pizzaria dali, mas transporte não tem mesmo.

Também é verdade que as coisas são menos rigorosas de acordo com a religiosidade das cidades e nas cidades de maioria árabe de fato não existe nada fechado no shabbat. Tudo funciona normalmente durante o shabbat, inclusive circulam ônibus, menos frequentes, mas circulam e em locais de maioria católica o comércio fecha no domingo e de maioria muçulmana fecha na sexta-feira, mas nessas cidades geralmente os transportes, entretenimento e a vida de um modo geral não param.

Por isso eu moro numa cidade árabe!!! Por isso e por outras questões que não cabem nesse post, quem sabe em outro.

E antes que venham me dizer que eu disse que nas cidades árabes a semana é de segunda a sexta, eu  NÃO  disse, simplesmente porque  NÃO  é, ok?

A semana comercial israelense é de domingo a quinta, ocorre que em algumas cidades, durante o fim de semana, as coisas não fecham ou fecham em dias alternativos, a critério dos donos dos estabelecimentos ou administradores das empresas, mas obviamente a maior parte dos escritórios, escolas e órgãos do governo não funcionam, afinal é fim de semana.

Outra coisa que eu também NÃO disse é que só moram árabes nas cidades árabes, eu não disse isso, porque mais uma vez não é. Existem árabes (católicos e muçulmanos) morando e trabalhando no país todo, simplesmente existem cidades de maior concentração de árabes, assim como no Brasil tem cidades no sul com maior concentração de descendentes de alemães ou russos, é a mesma coisa, fatores históricos que moldaram fatos do cotidiano atual.

Nosso gato Oxford e uma pizza do Domino's Pizza

Bom Fim de Semana ou como se diz por aqui Shabbat Shalom!


2 comentários:

  1. Ae Ya, Rsrsrs agora que reparei bem na foto..
    A pizza devia estar cheirosa mesmo por que o ox ta até com a língua pra fora huahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por isso que eu gosto tanto dessa foto! rsrs.

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...