quinta-feira, 19 de julho de 2012

Israel em Área e Dimensões

No Brasil a gente tem a mania de medir as coisas em Bélgicas, né? Quem nunca escutou, a fazenda de fulano é do tamanho de 18 Bélgicas? ou ainda, só de área improdutiva era o equivalente a 30 Bélgicas?

Pois é, e Israel? Israel é um terço menor que a Bélgica. Matematicamente falando seria:

[Israel  1/3 <  Bélgica]

Isso seria o equivalente a dizer que Israel é do tamanho do Estado do Sergipe, ou seja, uma área de um pouco mais de 20.000 km² (é mil não é milhões não, tá?)  e tem a mesma população da CIDADE do Rio de Janeiro, aproximadamente 7 milhões de habitantes. Deu para entender? :)

Por isso, eu acho ridículo quando eu vejo alguém chegar aqui em Israel e falar eu vou morar em Tel Aviv porque é cidade grande. Grande? Que grande? Não existe nada grande em Israel.

A gigantesca Tel Aviv tem cerca de 400 mil habitantes, portanto menor que Ribeirão Preto.

É como eu sempre digo, mas do que conhecer um país, é preciso entendê-lo.

As cidades em Israel são todas pequenas, mas não são provincianas, ao contrário, são planejadas e bem estruturadas e a grande maioria está apta a crescer.

Em Israel as cidades são desenvolvidas para que você não precise nem sair do seu bairro, então todo bairro tem um centro comercial com pelo menos um supermercado mediano, farmácia, loja de roupas, pet shops, mercearias e lojas de bugigangas em geral. claro que nada impede que você vá a um supermercado em outro bairro, ou vá a um shopping fazer compras, claro que todo mundo faz esse tipo de coisa, mas precisar não precisa.

Escolher a cidade em que se vai morar em Israel é apenas uma questão de estilo de vida, porque muito dificilmente não vai existir alguma coisa na sua cidade.

Seja como for, grande ou pequeno, uma coisa é certa, em poucos lugares do mundo o sol nasce e se põe, tão lindamente como em Israel:


Nascer do Sol em Eilat - Israel

Pôr do Sol em Ashdod - Israel



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...