segunda-feira, 16 de julho de 2012

Eu Estou Preparado(a) para Viver fora do Brasil?

Agora que você já conhece os critérios de imigração chegou a hora de ser sincero com você mesmo e se fazer a mais importante de todas as perguntas: Eu estou preparado ou preparada para viver fora do Brasil?

Independente de o país escolhido ser Israel, França ou Argentina, é preciso ter em mente que nem todos estão prontos para enfrentar a vida no exterior, longe da família e dos amigos  e tendo que se adaptar a uma nova cultura, novas comidas e o que normalmente é o mais assustador, um novo idioma.

Então, com toda sinceridade olhe para você e pense: eu consigo viver sem o churrasco com os amigos ou sem aquele choppinho de sexta-feira com a galera da faculdade? Vou viver bem com a ideia de que não vou  conhecer o filho da minha irmã ou da minha melhor amiga que vai nascer daqui a seis meses ou não estarei presente no aniversário de 90 anos da minha avó? Sem falar em carnaval, festa junina, natal, ano-novo, aniversários, comemoração da copa, etc etc etc.

Lembre-se, o mundo não vai parar por que você foi morar fora. Os seus amigos vão continuar casando, tendo filhos, se reunindo em festas e viajando juntos. A sua família vai continuar tendo a mesma rotina, todos vão continuar almoçando juntos no domingo, indo à praia, ao shopping, a única coisa que vai mudar é: Você não estará lá! Se você tiver sorte vai ver fotos ou vídeos dos eventos por e-mail ou facebook, mas não fará parte de nada, será um mero espectador (e torcedor) da vida alheia.

E aí? Está pronto? Ainda quer viver no exterior?

Se a resposta for NÃO, fique no Brasil e aproveite a vida com sua família e amigos, pode ser que ainda não tenha chegado a sua hora ou pode ser que nunca chegue, afinal nem todos nasceram com o dom da imigração. É preciso um certo desprendimento e nem todos possuem essa característica!

Se a resposta for SIM, saiba que a vida fora do Brasil é incrivelmente compensadora, em primeiro lugar você vai poder ter acesso a coisas que no Brasil são extremamente caras, depois você será tratado com respeito, viverá com segurança, não precisará mais viver trancafiado atrás de grades. Sem esquecer de mencionar que aqui existe um sistema de saúde e de educação que além de gratuitos são de qualidade.

E o melhor, com o tempo tudo se ajeita, você se adapta, conquista novos amigos, passa a gostar da comida e da língua, encontra um trabalho adequado, com um bom ambiente, que te dê prazer e, o principal, você e seus direitos serão respeitados (vou tratar disso num post à parte), sem falar na tranquilidade de saber que você irá se aposentar dignamente.


3 comentários:

  1. DOM da Imigração? Os judeus foram forçados a imigrar.. desde sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí? Eu estou falando de vir para Israel hoje, não estou falando de história. Você entendeu o texto?

      Excluir
    2. Estou falando de imigração voluntária e não forçada.

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...