sábado, 28 de julho de 2012

Brasileiros em Israel

A comunidade brasileira em Israel não é lá muito grande e menos ainda unida e a verdade é que uma das formas mais certas de boicotar o seu processo de imigração é se envolver em uma comunidade de brasileiros ou de latinos de um modo geral.

Eu não estou dizendo que você não possa ter um ou dois amigos brasileiros, argentinos ou latinos de qualquer outra parte.

Ocorre que a tal "comunidade latina" em Israel não é lá um grande exemplo de comunidade. Eu não sei exatamente como funcionam essas comunidades em outros países, mas em Israel costuma ser um grupo de fracassados que se reúne com o único propósito de falar mal de Israel e do hebraico, compartilhar frustrações e muitas vezes tentar bancar o esperto em cima de quem está acabando de chegar em Israel.

Sem falar que infelizmente só conseguem empregos de menor qualificação. Claro que todo trabalho é digno, mas se há um lugar no mundo onde a frase "diga-me com quem andas e te direi que és" é certa, esse lugar é Israel.

Escolher bem seus amigos e selecionar bem as primeiras informações que te dão vai fazer toda a diferença entre seu processo de aliá e posterior adaptação dar certo ou não.

Obviamente, eu não estou dizendo que não existam boas pessoas do Brasil ou de qualquer outro país latino americano, mas essas pessoas em geral, tocam a vida integradas à sociedade israelense, não se escondem à margem de uma pseudo comunidade excludente e depressiva. 

como eu já disse outras vezes, Israel é um país com muitas particularidades, e uma grande característica de israel é que é mais fácil você se adaptar à Israel e aos Israelenses logo de cara do que tentar se integrar a uma comunidade latina, onde teoricamente estariam seus iguais, e perceber o quanto eles são diferentes de você e de todo o resto dos Israelenses.

A verdade é uma só, se o Israelense não te exclui da sociedade, por que você irá se auto-excluir?

16 comentários:

  1. Ola Adriana tudo bem? meu nome e Adriana tbm, e achei muito interessante o que voce escreveu, eu ainda nao fui pra Israel, mais quero ir, por causa do meu noivo que vive em Israel. Ate o momento tenho tentado fazer amizades com Brasileiros que vivem em Israel, mais vou ti contar viu e muito dificil. Gostei muito o seu blog, gostaria de me comunicar com voce se fosse possivel.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, tudo bem?

    Nossa há uns três anos que ninguém me chama de Adriana rsrs.

    De fato não é fácil ter amigos brasileiros em Israel, primeiro porque existem muito poucos e segundo porque a grande maioria de fato não vale a sua amizade (infelizmente!!!).

    O que me fez aprender que amigos a gente escolhe por afinidade e não por nacionalidade.

    Mas de verdade, espero que você possa vir logo para Israel, claro que existe uma fase de adaptação meio chatinha, mas depois você descobre o país incrível que Israel é.

    Claro que pode escrever quando quiser, vou ficar feliz em conversar e tirar suas dúvidas.

    Se quiser me add no facebook:

    http://www.facebook.com/yaheliberlinski

    Meu e-mail é:
    yaheliberlinski@gmail.com

    Escreva quando quiser.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Drii, vou te chamar de Dri, eu particularmente amo esse apelido..rsrs
    Fico feliz em ser umas das primeiras a ressucitar o seu nome..ehehehe
    Concordo Dri, eu ja vivo esse drama aqui no Canada. Os Brasileiros daqui parece que cada vive por si, e quando se juntam e pra falar mal da propria raca, resultado fiquei sem amigos.
    Eu tenho uma historia interessante para te contar, eu vou te mandar por email ta? confesso que estou muio feliz por ter encontrado uma Brasileira tao simpatica como voce :)
    Agente se fala pelo email querida. E voce esta de parabens pelo blog, ja andei lendo algumas coisas aqui que me ajudaram bastante. Obrigada mesmo! Que Deus te abencoe sempre!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! Essa foi talvez a descrição mais lúcida, dura e realista da comunidade brasileira no exterior que já vi. Talvez a distância ou sei lá o que trás à tona o que há de pior ou melhor num ser humano. E com brasileiros não seria diferente. Minha irmã fez Aliah há cerca de 10 anos e nesse meio tempo se preocupou em se integrar totalmente à sociedade israelense muitas vezes excluindo brasileiros de sua convivência. Hoje entendo o motivo e sua descrição veio corroborar essa ideia. Mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diego!

      Se integrar direto pode parecer mais difícil, mas a longo prazo você percebe que é a melhor decisão.

      Não existe nada melhor que olhar para trás e ver que as coisas deram certo porque você fez as escolhas corretas.

      Abraços
      E se puder curta a página do blog no facebook:
      http://www.facebook.com/vivendoemisrael

      Excluir
  5. Oi yaheli meu nome é Rosangela,estou programando uma viagem a Israel em setembro tenho muitas curiosidades em relaçao a Israel a cultura o povo enfim, eu amo este pais sem nem ao menos conhece lo.Tentei me comunicar com brasileiros que moram ai mas nao deu certo,se vc puder entrar em contato comigo eu agradeço.forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose,
    Escreve para o meu e-mail: yaheliberlinski@gmail.com

    Ou me acha no face:

    http://www.facebook.com/yaheliberlinski

    ResponderExcluir
  7. oi Adriana...meu nome e Andrea e estou morando em israel, Tel Aviv ha mais ou menos 8 meses..casei e estou gravida... e sinto muita falta da lingua e do jeito do brasileiro..principalmente da farofa!!!! vc sabe s encontro lojas que vendam produtos brasileiros?? especialmente a farinha de mandioca??
    tenho amigos israelenses e muita gente bacana..de coracao gigante..que bom ue encontrei alguem com quem conversar..mesmo que seja virtual!!!
    boa sorte linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, tudo bem?

      Farinha de mandioca aqui eu nunca encontrei. Existem vários produtos brasileiros que são vendidos normalmente nos supermercados como guaraná antártica e alguns cortes de carne, mas loja que venda produtos Brasil eu não conheço.

      Boa sorte para o Baby, se quiser me add no facebook

      https://www.facebook.com/yaheliberlinski

      bjs.

      Excluir
  8. Yaheli,parabens pelo blog realmente sao informacoes valiosas,tambem morei fora do prasil e percebi o quanto somos soberbos e individualistas fora do nosso pais.praticamos uma politica de levar vantagem sempre mesmo encima de nossos patricios, o que [e vergonhoso.precisamos nos unir gente [e muito ruim passar pelo choque cultural sem apoio,vamos l[a brasileiros unidos e avantes.

    ResponderExcluir
  9. Essa são as palavras exatas para descrever os brasileiros em Israel. É uma pena realmente! os brasileiro poderiam seguir o exemplo dos judeus Israelense, serem unidos para buscar os interesses em comum. Parabéns! seu blog é 10!!!

    ResponderExcluir
  10. OI tudo bom?
    Eu entendo vc e fucomo e duro as vzs contar com pessoas do seu proprio pais em estrangeiras.
    Qdo fiz dezesete anos de idade anos de idade fui morar na Suiça para estudar e estava noiva de meu marido italiano. Era completamente inocente e nao conhecia nada da vida fora do convivio da familia, da igreja, do centro esportivo, da escola de dançça ,... Qdo cheguei la me sentia so e com muitas saudades do Brasil e de tudo o q tinha deixado. Por acaso conheci uma brasileira q era muito bacana e e q somos amigas ate hj q ja vivia por la muitos anos. Ela nunca se misturava com outros brasileiros e eu nao entendia pq e me aconselhava a ter a mesma postura para evitar problemas. Como eu nunca ouvia tudo q me diziam antes q eu conecesse de verdade, nao dei miuito ouvidos aos seus conselhos e qdo me envolvi com certos brasileiros, me envolvi tbm com muitos problemas e probleemas serissimos q se nao fosse a misericordia de Deus e o apoio do marido e dos meus no Brasil, nao sei o q seria de mim. Era tanta maldade e malicia , q eu quase nao consegui manter o equilibrio emocional para estudar,, trabalhar e me casar. Mas valeu a experiencia... Mas nao podemos julgar todos por um e qdo fui morar na Italia, encontrei em minha comuninidade crista pessoas maravilhosas a qual eu amo e morro de saudades delas e q nao vejo a hora de abraça-las qdo retornarem ao Brasil. NEM TODOS OS BRASILEIROS SAO MAUS.

    ResponderExcluir
  11. Ola ariana me chamo rubens estou com uma viagem pra israel em novenbro vou viajar sozinho e estou com um pouco preucupado vou ficar seis ou sete dias ai gostaria de ajuda pra tira varias duvidas sobre como é ai ,por favor vc pode me ajudar obrigado meu mail é d13turbo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...